Grupo de Psicologia convida servidores da Universidade Estadual a conversar sobre esgotamento profissional

12 de abril de 2023

Com a finalidade de gerar diálogos sobre saúde mental, o Grupo de Pesquisa e Extensão Psicologia, Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Riscos (GPEPSP) pergunta: vamos falar um pouco sobre burnout? A conversa acontece na segunda (17), às 11h, no hall da Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, inaugurando a ação “Diálogos sobre”, do projeto de extensão “Educação em saúde mental e promoção da saúde”.

De acordo com o Ministério da Saúde, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para cumpri-los. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Projetos de extensão
Neste mês de abril, as ações públicas dos projetos de extensão “Educação em saúde mental e promoção da saúde” e “Serviço de escuta psicológica e grupo vivencial centrado na pessoa” retornam a seu atendimento habitual. Ambos os projetos foram aprovados pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e são coordenados pela professora Carla Brandão, do Departamento de Psicologia.

Os dois projetos são executados em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio das assistentes sociais Juliana Grangeiro Sales Bezerra e Albertina Felix da Cruz, e o psicólogo Robert Sérgio de Almeida Costa, a fim de viabilizar ações estratégicas em prol da saúde mental dos servidores da UEPB.

O projeto Educação em saúde mental e promoção da saúde inaugura a ação “Diálogos sobre… ”: rodas de conversas com periodicidade mensal, direcionadas à reflexão, debate e orientação à saúde mental a partir de temáticas relevantes. Os eventos mensais irão ocorrer na terceira segunda-feira de cada mês, no hall da Administração Central do Câmpus I, sempre das 11h às 11h40, onde os servidores interessados serão acolhidos pelo grupo extensionista para uma conversa agradável acompanhada de cafezinho. A partir do mês de maio, as temáticas poderão ser indicadas pelos próprios servidores da UEPB, por meio de indicação na caixinha de sugestões que ficará disponível no hall do prédio da Reitoria.

Escuta psicológica
Além do evento “Diálogos sobre… ”, voltam as ações de Escuta Psicológica para o servidor, implantadas em abril de 2019 e retomadas em setembro de 2022 após a suspensão durante a pandemia de covid-19. O plantão de Escuta Psicológica estará disponível a partir de 20 de abril, nas modalidades presencial e on-line.

O plantão presencial ocorrerá todas as quintas-feiras, das 12h às 16h, em sala anexa à PROGEP, com as extensionistas Virginia Bezerra e Williana Barbosa. Não há necessidade de agendamento prévio. O plantão de escuta psicológica on-line ocorrerá também às quintas-feiras, das 13h às 17h, através da plataforma Google Meet, com as extensionistas Isadora Bastos de Paula e Letícia Araújo Souto.

Esta modalidade pretende alcançar prioritariamente os servidores de outros câmpus da Instituição, mas estará disponível também para os servidores do Câmpus I. Para a escuta on-line, é necessário agendamento prévio, de segunda a quarta-feira, até 13h, através do e-mail acolhimentopsi.uepb@setor.uepb.edu.br informando o horário de interesse (entre 13h e 17h da quinta-feira) para a realização da Escuta.

O servidor deve utilizar seu e-mail institucional para o agendamento, informando nome completo, idade, Câmpus de lotação, aguardar confirmação e orientações cabíveis. Em ambas as modalidades de Escuta Psicológica o servidor poderá, se desejar, fazer inscrição para psicoterapia ou obter encaminhamento para outros serviços de saúde, se necessário.

Mais informações sobre saúde mental, ações e serviços ofertados pelos projetos estão disponíveis no perfil no Instagram (@acolhimentopsi.uepb).

Texto: Juliana Rosas