Homenagem ao clã Calixto no Zabumba Lá abre programação da 18ª edição do Seminário Folkcomunicação

17 de maio de 2023

O 18º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular terá início, nesta quinta-feira (18), com um grande espetáculo. Trata-se do segundo programa do projeto Zabumba Lá, realizado a partir das 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, pela Secretaria de Cultura de Campina Grande (SECULT) e que homenageia o patrimônio musical da família Calixto. Envolvendo uma parceria com a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o evento faz parte das comemorações dos 40 anos do Maior São João do Mundo, fortalecendo a cooperação entre as instituições e a valorização das manifestações artísticas regionais.

“Estamos inclusive mobilizando toda a comunidade universitária e convidando a comunidade em geral para se fazer presente a essa oportuna e justa homenagem ao clã Calixto, cujo legado representa uma das maiores referências em termos da musicalidade regional”, disse o pró-reitor de Cultura da UEPB José Cristovão Andrade.

A homenagem do Zabumba Lá ao Clã Calixto contará com as participações especiais de Biliu de Campina, Roninho do Acordeon, Kaká do Forró, Filipe Sousa, Bruno Calixto, Cícero José e do compositor e ex-reitor da UEPB Rangel Junior. Além deles, grupos artísticos e culturais farão apresentações, como a quadrilha Expressão Junina e Ariús. “Nos moldes do que havia de mais tradicional entre os programas de auditório no rádio campinense e nacional, o Zabumba Lá não poderia deixar de celebrar em sua 3ª edição o reconhecimento à família Calixto pela contribuição à formação de um gosto musical marcado pela valorização da música instrumental brasileira, assim como à formação de toda uma geração de instrumentistas no Nordeste”, afirmou a diretora do projeto Goretti Sampaio. Professora aposentada do Departamento de Comunicação Social, idealizou e coordenou junto à UEPB o projeto Gente Nossa que, durante várias edições, também destacou nomes expressivos da arte e da cultura regional, como o cantor Jackson do Pandeiro e a escritora Lourdes Ramalho.

No dia 31 de maio, a parceria Folkcom e Zabumba Lá voltará a ser marcada pelo tributo a cantora Elba Ramalho que, às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, receberá homenagens não só de vários artistas locais como de expressão nacional. O espetáculo coincidirá com o período em que a programação acadêmica e cultural do Folkcom se tornará mais intensa, estendendo-se até o dia 2 de junho, já em plena abertura do Maior São João do Mundo.

Promovida pela UEPB e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), com apoio do Departamento de Comunicação Social, curso de Jornalismo, Centro Acadêmico Wladimir Herzog, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, reitoria e pró-reitorias da UEPB, a 18ª edição do Folkcom abordará como tema central as manifestações da religiosidade popular.

“Nós que representamos a comunidade acadêmico-científica da folkcomunicação, não somente no Brasil como em boa parte do mundo, sentimo-nos muito felizes com a iniciativa da UEPB de retomar em sua forma presencial e híbrida um evento com tamanha importância em nível regional e nacional, sobretudo, para debater temática fundamental à formação sociocultural dos povos latino-americanos, mais ainda, em tempos difíceis pelos quais vem passando toda nossa humanidade”, ressaltou o presidente da Rede Folkcom Guilherme Moreira Fernandes, que também é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A temática do seminário será abordada através de palestras, mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros, mostras audiovisuais e apresentações artístico-culturais. O objetivo das várias atividades é contemplar o máximo possível a diversidade das expressões religiosas, espirituais e culturais do povo brasileiro, desde aquelas herdadas e ressignificadas ao longo do processo de colonização até aquelas construídas durante toda uma trajetória de resistência e emancipação.

“Interessa-nos discutir, portanto, tanto a relevância da fé cristã que nos legou uma variedade de festas populares marcadas por santos milagreiros, como Santo Antonio, São João e São Pedro, como igualmente as crenças de origem natural e sobrenatural que continuam fazendo parte dos valores, hábitos e costumes que constituem a identidade cultural de inúmeros grupamentos sociais, a exemplificar o fenômeno das rezadeiras que curam doença e mau-olhado nesse nosso imenso semiárido brasileiro e tem recebido atenção destacada de estudos e pesquisas desenvolvidos, inclusive, na própria UEPB”, destacou o coordenador geral do Folkcom Luiz Custódio da Silva, que também é diretor regional Nordeste da Rede Folkcom.

Confira a programação completa AQUI.