Inovatec registra software na área da engenharia responsável por sistema de agricultura irrigada orgânica

21 de fevereiro de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou depósito de mais um software. O programa intitulado “Um sistema de Otimização Multiobjetivo para Agricultura Irrigada Orgânica – Sismiorganica”, trata-se de um sistema preocupado com a sustentabilidade na área da Engenharia Agrícola.

O software foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número 512024000492-0 e foi resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da UEPB, em parceria com o professor Wilson Fadlo Curi, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Os pesquisadores destacaram que, no cenário atual, é possível perceber que a agricultura orgânica vem se consolidando por seguir as orientações de sustentabilidade, buscando utilizar os recursos naturais no presente sem interferir acentuadamente nesses recursos para as gerações futuras. O software foi realizado através de uma análise comparativa multiobjetivo de um sistema de produção com manejo convencional, usando agroquímicos (adubação e defensivos químicos) e um sistema de produção com manejo orgânico, tendo como base o perímetro irrigado do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão – PB.

Na testagem, uma das culturas utilizadas para a irrigação foi de mamão. Ao final, foi demonstrado que o manejo orgânico apresenta melhores resultados em relação a diversos aspectos como a receita líquida, mão-de-obra, saúde humana e preservação ambiental.

Fotos: Arquivo pessoal