Inteligência artificial, desafios, vantagens e questões éticas são tema da nova entrevista de “O assunto é”

14 de junho de 2023

Meu trabalho está em perigo? A humanidade poderá ser subjugada por robôs? Estas e outras questões pairam quando o assunto é inteligência artificial. Debate em voga atualmente, mas que existe há décadas em pesquisas e ficção científica. O professor Paulo Barbosa, do Departamento de Computação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e coordenador de projetos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes/UEPB) fala sobre o tema no selo de entrevistas “O assunto é”, do canal Rede UEPB no YouTube, disponível aqui.

Além de explicar o que é inteligência artificial (IA) e a diferença desta para outras tecnologias, o professor Paulo fala sobre os desafios éticos existentes nas pesquisas envolvendo a área, já que é novidade inclusive para entidades governamentais e nem sempre há leis que ampare limites.

Porém, de maneira geral, o pesquisador se mostra otimista em relação às vantagens que pesquisas envolvendo IA e produtos derivados podem trazer à humanidade, além de dar exemplos mundiais e do que a Universidade está fazendo localmente e com parcerias internacionais. Para saber mais sobre as pesquisas do Nutes, clique aqui.

O selo de entrevistas “O assunto é” é uma produção conjunta dos setores jornalístico e audiovisual da Coordenadoria de Comunicação (Codecom). A playlist completa pode ser conferida aqui.

Texto e foto: Juliana Rosas