Laboratório Almateriato de Psicologia da Saúde promove encontro com relatos, debates e mesa-redonda

2 de maio de 2024

Na segunda-feira (6), a partir das 14h, acontece o 2º Encontro de Laboratório Almateriato, no Auditório de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. A programação consta de relato de experiências de estudantes extensionistas, mesa-redonda, debate e meditação.

O Laboratório Almateriato de Psicologia da Saúde – Consciência corporal, espiritual e política é um projeto de extensão da UEPB, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX), coordenado pelo professor do Departamento de Psicologia, Jorge Dellane, e em atuação desde maio de 2023. O projeto toma como fio condutor o conceito biopsicossocial de saúde para articular debates sanitaristas, filosóficos e junto às ciências sociais a respeito da inter-relação entre as dimensões somática, psíquica/espiritual e sociopolítica da vida humana.

“Consciência: corporeidade, transcendência e luta” é o tema da mesa-redonda do evento, seguida de debate e exercício de meditação budista. Os convidados do encontro são o neurologista Fábio Dantas, a psicóloga social Josevania Silva, ambos docentes da UEPB, e o mestre budista Mestre Jazen.

Alma, matéria e ato: daí vem o nome do projeto, Almateriato, pretende discutir a consciência humana relacionada à matéria, ao espírito e ao ato político, como explicou o professor Jorge Dellane. Segundo o coordenador, a ideia é que o projeto seja um laboratório, um experimento, por isso este nome, Laboratório Almateriato.

O projeto funciona na modalidade “eventos” e teve sua primeira atividade pública realizada em novembro do ano passado. Quem quiser saber mais sobre o projeto, bem como a seleção da nova turma de extensionistas, pode conferir o perfil.

Texto: Juliana Rosas