Laboratório de Saúde, Esporte e Lazer promove atividades em celebração ao Dia Municipal da Bocha

30 de novembro de 2022

Na tarde desta quarta-feira (30), aconteceu, no Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a parte prática do minicurso da modalidade esportiva Bocha, organizado pelo Laboratório Pedagógico Saúde, Esporte e Lazer. A atividade aconteceu em celebração ao recém instituído Dia Municipal da Bocha, em Campina Grande.

A professora Anny Sayonara, coordenadora do Laboratório, popularmente conhecido como Escolinha do DEF, explicou que, para comemorar o Dia Municipal da Bocha Paralímpica, celebrado em 28 de novembro, resolveu promover a Semana da Bocha na UEPB. Na terça-feira (29), houve o primeiro encontro sobre a modalidade esportiva, com participação da vereadora Carolina Farias Almeida Gomes e do paratleta Ícaro Araújo, campeão regional e nacional de bocha paralímpica estudantil 2022.

A instituição da data comemorativa baseia-se na Lei Nº 8304/2022, de autoria da parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG). A vereadora, conhecida como Carol Gomes, tinha dito que é muito importante reconhecer a Bocha Paralímpica como prática esportiva adaptada que beneficia, sobretudo, pessoas com deficiências severas, favorecendo a inclusão social das mesmas, bem como suas famílias, amigos e comunidade geral.

A atividade desta quarta (30) foi conduzida pelo professor do Governo do Estado, Danilo Queiroz, convidado pela professora Anny Sayonara para conduzir o minicurso, que também participou das atividades do dia anterior. Danilo começou explicando ao grupo de estudantes de Educação Física a história da modalidade, regras e características da bocha enquanto paraesporte, para depois realizar demonstrações e atividades práticas com os estudantes. O professor explicou que a bocha pode ser jogada convencionalmente, mas é mais comumente praticada como paradesporto, sendo inclusive modalidade incluída nas Paralimpíadas.

A bocha é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, sendo quatro bochas (bolas) para cada equipe, duas para cada jogador. O esporte consiste em lançar bochas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim), previamente lançada. A equipe adversária, por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou “remover” as bolas dos oponentes. A origem da bocha remonta a um jogo praticado no Antigo Egito e na Antiga Grécia, em que se usavam objetos de formatos esféricos como pedras redondas.

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha estreou nos Jogos Paralímpicos em 1984, no masculino e no feminino. A modalidade passou a contar com a disputa em duplas nos jogos de Atlanta em 1996.

Texto e fotos: Juliana Rosas