Lançamento de e-book marca nova etapa do projeto Vivências em Ações Legislativas da Universidade Estadual

1 de abril de 2024

Dentro das atividades do Encontro Paraibano de Legisladores Municipais, que ocorreu entre os dias 25 a 27 de março, no Salão Potiguar do Hotel Hardman, em João Pessoa, promovido pela União de Vereadores da Paraíba (UVB-PB), ocorreu o lançamento do “Manual Vivências em Ações Legislativas”, um e-book publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Com 280 páginas, a obra é destinada a atuação de vereadores(as), assessores(as) parlamentares, servidores(as) de Câmaras Municipais e pessoas interessadas em conhecer o Município, as formas de ação parlamentar e as técnicas legislativas de modo prático, livre dos rebuscados jurídicos.

O Manual faz parte do conjunto de ações do Projeto de Extensão Vivências em Ações Legislativas, do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e foi escrito pela professora Martha Simone Amorim e a advogada Rosana Gadelha, que estudam as questões que envolvem a gestão do Município, a atuação da Câmara de Vereadores e a interatividade com a cidadania.

A apresentação da obra é feita pelo consultor e ex-secretário legislativo da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Félix de Sousa Araújo Sobrinho, um experiente advogado que há muito atua na área, sobretudo no aprimoramento das técnicas que envolvem o processo legislativo. O acesso ao Manual Vivências em Ações Legislativos é gratuito e está disponível na página da editora da EDUEPB .

Segundo as autoras, o e-book contribui para o fortalecimento das ações extensionistas que vem sendo desenvolvidas no aprimoramento das funções típicas e atípicas dos legisladores municipais, além de servir de base para os(as) que têm aspiração em candidatar-se e ainda não tiveram a oportunidade de frequentar a Câmara Municipal ou não convivem com o meio legislativo. As Vivências em Ações Legislativas também são gratuitas e podem ser agendadas no Câmpus V, em João Pessoa, no período da manhã. O Projeto é coordenado pela professora Martha Simone Amorim e conta com a participação de Rosana Gadelha, além de estudantes bolsistas da Universidade.