Livro de egresso de mestrado da UEPB destaca processo permanente na formação de professores

31 de janeiro de 2023

Acontece na próxima quinta-feira (02), o lançamento do livro “Formação Permanente em Escolas, o lugar dos professores no processo formativo”, de autoria do professor e pesquisador Robson Lima de Arruda. A obra é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O livro é prefaciado pela professora do Departamento de Comunicação da UEPB, Robéria Nádia de Araújo Nascimento, que foi a orientadora do autor no mestrado.

O lançamento está previsto para acontecer na Jornada Pedagógica da cidade de Santa Cecília, na Paraíba, e no Encontro de Formação Docente, no município de Vertente do Lério, em Pernambuco. Segundo o autor, ambas as cidades foram decisivas para o desenvolvimento da pesquisa, haja vista sua relação profissional com a formação docente nessas localidades.

“Santa Cecília foi a cidade onde eu desenvolvi uma proposta de formação intitulada Profoco, que inspirou a pesquisa do mestrado. Já o município de Vertente do Lério foi o campo da pesquisa que resultou neste trabalho que pretende lançar um olhar diferente sobre o lugar dos professores nos processos formativos”, destacou o autor.

Partindo da constatação de que as formações permanentes são desenvolvidas para os professores e não com os professores, Robson Lima apresenta a Formação Permanente em Escolas como uma proposta que, segundo ele, rompe com os paradigmas aplicacionistas e reducionistas, valorizando as necessidades que demandam do contexto de atuação dos docentes. Ele ressalta que a escola é vista como lócus de socialização e compartilhamentos, mediados por formadores/assessores do próprio contexto. “Trata-se de um novo enfoque nos conteúdos e objetivos formativos, bem como no papel que os professores e formadores ocupam nesse processo”, explicou.

Ao escrever o prefácio, a professora PPGFP/UEPB e orientadora da pesquisa, Robéria Nádia Araújo, destacou que “ao discorrer sobre a formação permanente em escolas, Robson inspira os educadores ao exercitar a sua crença em ‘novos professores’, desmistificando a ideia de um profissional treinado para os saberes pedagógicos”. Na obra, segundo ela, o autor alerta para a necessidade de conhecer o espaço da sala de aula e valorizar a vivência dos mestres. O livro destina-se a professores, especialistas em educação, acadêmicos e pesquisadores interessados na formação permanente.

Sobre o autor – Robson Lima de Arruda é pedagogo formado na UEPB, mestre em Formação de Professores e atua desde 2001 na Educação Básica. Possui uma vasta experiência com a formação docente em programas e projetos formativos diversos.

Texto: Severino Lopes