Mais invenções transformam-se em pedidos de patente pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica

2 de outubro de 2023

No último mês, três inventos distintos foram depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para pedido de patente pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UPEB). São um sistema de ventilação, um emulgel e um dispositivo funcional dinâmico que saíram das mãos e mentes de pesquisadores da Instituição.

O “Sistema de ventilação com pressão positiva inspiratória intermitente automatizada, integrado a um suporte ventilatório” visa aumentar a precisão e eficiência da terapia de ventilação, proporcionando maior conforto aos pacientes e eliminando a necessidade de uma rede de gás hospitalar. O pedido de patente foi protocolado no INPI sob o número BR 10 2023 016176 6.

A equipe de inventores é composta por Misael Elias de Morais, professor do Departamento de Computação, do Câmpus I; Geilson Arnor de Souza, estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia e Saúde (PPGCTS); e Edmar Pinto de Oliveira, pesquisador bolsista do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes).

O invento “Emulgel à Base de R-(+)-Limoneno” traz consigo uma série de benefícios para o tratamento de candidose e úlceras traumáticas da cavidade oral. Esse emulgel apresenta propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antifúngicas, além de uma notável baixa toxicidade oral aguda.

O inovador emulgel não apenas promete auxiliar no tratamento de várias condições bucais, mas leva uma composição fitoterápica de administração tópico-oral, que pode ser empregada em diferentes cenários. Para os inventores, a inovação irá revolucionar a forma como lidamos com essas questões de saúde, oferecendo uma opção natural e eficiente. O pedido de patente foi protocolado no INPI sob o número BR 10 2023 016351 3.

Este avanço promissor é resultado do trabalho árduo dos inventores Jozinete Vieira Pereira Marques, professor do Departamento de Odontologia, Câmpus de Campina Grande; Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno, professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e Departamento de Farmácia; Dayanne Tomaz Casimiro da Silva, docente permanente do PPGCF; Pollianna Muniz Alve, professora do Departamento de Odontologia, também do Câmpus de Campina Grande; Cassiano Francisco Weege Nonaka, professor do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) e Departamento de Odontologia, Câmpus de Campina Grande; Ernani Canuto Figueirêdo Júnior, professor e pesquisador externo; e Julliana Cariry Palhano Freire, Mariana Mélani Alexandrino Costa e Adyelle Dantas Ribeiro, doutorandas do PPGO.

O outro pedido de patente trata-se de um dispositivo funcional dinâmico customizado para reabilitação fonoaudiológica da articulação temporomandibular (ATM) pós-procedimento cirúrgico ortognático. Essa inovação busca proporcionar movimentos dinâmicos e contínuos de abertura e fechamento bucal, incluindo a lateralização.

Enquanto os dispositivos tradicionais focam em movimentos estáticos, esse novo dispositivo, desenvolvido através de manufatura aditiva, promete revolucionar a maneira como aborda-se a reabilitação pós-cirúrgica. Com isso, os inventores pretendem não apenas fortalecer a musculatura da mastigação, mas também melhorar a mobilidade contínua da ATM e a musculatura orofacial. O pedido de patente foi protocolado no INPI sob BR 10 2023 016188 0

A pesquisa por trás dessa inovação é resultado do trabalho conjunto dos inventores Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, professora do Departamento de Odontologia de Campina Grande; Ana Cláudia Martins Brito Furtado da Costa, egressa do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS) e Mário César Furtado da Costa, mestrando do PPGCTS.

A Inovatec parabenizou os pesquisadores envolvidos por sua dedicação à ciência e ao progresso na área de saúde e bem-estar humano, fortalecendo o compromisso da Universidade com o desenvolvimento tecnológico e a saúde pública.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação/ Licença CC