MAPP recebe lançamento do livro “Sob o Signo da Fé”, de José Adílson Filho e Bruno Gaudêncio

25 de maio de 2022

Na quinta-feira (2), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Sob o Signo da Fé: Memória, Poder e Protagonismo de Padres na Paraíba e em Pernambuco”. A publicação é organizada pelos historiadores José Adílson Filho e Bruno Gaudêncio.

Saída pela Editora Telha, a obra tem 300 páginas, é composta por 14 artigos e resulta de pesquisas em nível de especialização, mestrado e doutorado. A ideia é apresentar, a partir de diversas abordagens, a trajetória de padres atuantes na Paraíba e em Pernambuco, contemplando temporalidades distintas.

Para isso, “Sob o Signo da Fé” é dividido em cinco capítulos, sendo que cada artigo privilegia o percurso existencial de padres que deram significativa colaboração em diferentes municípios, notadamente do interior nordestino, sob a ótica social, política e cultural. E, conforme aponta José Adílson Filho, o livro dispõe como eixo de nomes pouco falados na historiografia nacional, pois o objetivo era justamente trazer à tona o trabalho de padres menos conhecidos do público.

Vários pesquisadores estarão presentes ao lançamento da coletânea, destacando os métodos utilizados na elaboração dos textos, de modo que o público poderá conhecer não apenas os padres que integram a obra, mas também os autores dos artigos.

Sobre os padres, os autores e os organizadores
Os padres que compõem “Sob o Signo da Fé” são João Enéas Ferreira Campos, Aristides Ferreira da Cruz, Luiz Santiago de Moura, Sacerdotes Dehonianos, Lambert e Leonard, Adauto de Miranda Henriques, Luiz Gonzaga Fernandes, Nestor Oliveira, Zuzinha, Mário Marangon, Pedro Aguiar e Ivan Teófilo.

Em relação aos autores, figuram Gabriella Charlegre Alves, Bruno Gaudêncio, Silvano Fidelis de Lira, Marlon Anderson de Oliveira, Michel Galdino do Nascimento, Joabson Silva dos Santos, José Pereira de Sousa Júnior, José Veridiano de Sousa Júnior, Bruna Cristina Lima Nascimento, Jefferson Evânio da Silva, Mário Francisco de Melo Júnior, José Adílson Filho, Adauto Guedes Neto, Alana de Moraes Leite e Karlla Karina Pereira Félix.

No que se trata dos organizadores do livro, José Adílson Filho é historiador, sociólogo e psicanalista, bem como doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor da UEPB. Já Bruno Gaudêncio é escritor e historiador, sendo doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da rede pública estadual paraibana.