Ministério da Saúde lança novo edital do PET-Saúde e Universidade Estadual comenta as ações de gestão

20 de novembro de 2023

Fortalecimento da integração das ações de ensino-serviço-comunidade e contribuição na organização das Rede de Atenção da pessoa com doença crônica e da pessoa idosa. Estes são apenas alguns dos resultados alcançados na vigência do último edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) lançou, na sexta-feira (17) um novo edital, o qual cursos da área de Saúde da UEPB anseiam por participar novamente.

Disseminação da metodologia da navegação de pacientes no âmbito dos serviços de saúde e na instituição formadora e estabelecimento de novas formas de cuidado com o fortalecimento da comunicação intra e interorganizacional das redes de atenção da pessoa com doenças crônicas e de atenção à saúde da pessoa idosa foram outros resultados apontados pela professora do Departamento de Educação Física e participante da última edição do PET-Saúde na UEPB, Dóris Nóbrega.

“O Projeto potencializou o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, a ampliação do vínculo da comunidade com o serviço e os profissionais de saúde, o protagonismo estudantil, destacou-se a relevância e a valorização de preceptores na formação do aluno, resultando na produção de guia informativo, folders, cartilha educativa, podcasts”, relatou a docente. Foi possível ainda elaborar diferentes produtos acadêmicos, artísticos, educacionais e tecnológicos, como contribuir e manter um parceria com pesquisas realizadas por alunos de Iniciação Científica. Segundo Dóris, a última edição fortaleceu o PET-Saúde na Instituição e promoveu uma integração dos Projetos PET-Saúde desenvolvidos na Paraíba, como mostrou evento realizado em julho, na UEPB.

O cronograma do PET-Saúde: gestão e assistência 2022-2023 encerrou-se em julho de 2023. Teve duração de 12 meses, com 65 participantes da UEPB ao todo, sendo 10 preceptores, 11 professores e 44 estudantes, todos profissionais e estudantes da saúde. Envolvia os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia. Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Plataforma digital
Também na sexta-feira (17), docentes, egressos e estudantes do PET-Saúda da UEPB se reuniram para prestigiar a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Leticia Ferreira, então estudante e agora egressa de Odontologia. Ela foi discente bolsista da modalidade Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e, a partir disso, desenvolveu, juntamente com sua orientadora, professora Renata Rocha, do Departamento de Odontologia, uma plataforma tecnológica denominada Saúde Sênior, capaz de auxiliar o profissional da saúde formado ou em formação a direcionar e referenciar a pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde e proteção a esse público, no município de Campina Grande.

A plataforma resultou de parcerias, incluindo estudantes e professores do PET-Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande e Instituto Federal da Paraíba de Campina Grande. Segundo Leticia, o projeto foi executado de maneira eficaz e com sucesso, e agora encontra-se na etapa de divulgação da ferramenta, capaz de fortalecer a Rede de Atenção a atingir o objetivo de garantir a integralidade do cuidado, bem como promover melhor assistência em saúde e qualidade de vida à população idosa. Link de acesso AQUI.

A professora Renata Rocha conta como nasceu a ideia para a plataforma Saúde Sênior, que resultou no TCC de sua orientanda. Segundo a docente, a última edição do PET-Saúde foi primordial para uma vivência de um grupo tutorial que trabalhou o eixo da gestão sobre a Rede de Atenção à saúde da pessoa idosa. O objetivo desse eixo temático foi fazer um levantamento dessa rede no município de Campina Grande. “Depois desse levantamento, tivemos como resultado desse grupo tutorial um guia informativo sobre essa rede. A partir daí, conseguimos identificar potencialidades e limitações.

Partindo desse diagnostico, vimos que era necessária uma capacitação dos profissionais em relação a essa rede, pois muitos não tinham conhecimento do que poderia ser ofertado. Então, levantamos a possibilidade de criar uma plataforma que pudesse auxiliar na formação desses profissionais e facilitar uma navegação do usuário e da pessoa idosa dentro da Rede de Atenção”, explicou.

Relevância
A professora Cláudia Martiniano, do Departamento de Enfermagem, fez parte da banca de TCC de Leticia Ferreira. Ela afirmou que o objetivo do PET é aproximar, de forma precoce – mesmo antes do campo de estágio, muitas vezes – o aluno do campo de serviço. “E essa vivência no serviço torna profissionais mais conhecedores do sistema de saúde, mais competentes e sabedores das necessidades da comunidade. É um projeto bastante importante. Além disso, traz em média 40 bolsas para os alunos, o que é um incremento incrível. Por tudo isso estamos aguardando avidamente o próximo edital de PET-Saúde.

O próximo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde irá se chamar PET-Saúde: Equidade e o edital encontra-se disponível neste endereço.

Texto e foto: Juliana Rosas