Mostra de Tecnologia, palestras e minicursos compõem programação do Congresso da UEPB do Câmpus II

8 de novembro de 2023

A 6º AGROTEC – Mostra de Tecnologia do Câmpus II é o ponto forte da programação do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Porém, a programação do 3º Congresso Universitário da UEPB no Câmpus de Lagoa Seca também agrega outras atividades, com grande participação de estudantes e apresentação de dezenas de trabalhos.

Segundo a professora do CCAA, Rita de Cassia Cavalcante, “Estamos com uma participação média de 300 pessoas, com uma apresentação de 40 trabalhos de diversas áreas das Ciências Agrárias e da Agroecologia, e ainda 30 minicursos e oficinas. Também estamos com estandes de várias instituições e movimentos sociais que trabalham com agricultura familiar e agroecologia”, disse.

Entre as atividades da programação, constam: Mostra UEPB em Ação, com exposição de produtos e ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP); 1º Mostra de Estágio Supervisionado: compartilhando experiências; 1º Encontro de Monitoria; palestra do Encontro de Iniciação Docência (ENID); mesa-redonda da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA), apresentação de trabalhos do Encontro de Iniciação Científica (ENIC); Rodas de Conversa e apresentação dos projetos do Seminário de Extensão (SEMEX); além de oficinas, minicursos, visitas de escolas e instituições dentro da AGROTEC.

O CCAA é formado pelo curso Técnico em Agropecuária e o Bacharelado em Agroecologia, daí que a maior parte de sua programação contém temas relacionados a esta área. Porém, estudantes, docentes e participantes puderam ouvir discussões sobre outros temas, a exemplo da mesa-redonda “Por uma didática racial” com convidados da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em formato remoto. E ainda a mesa-redonda “Diversidade e equidade: o papel da Extensão Universitária na superação das desigualdades regionais”, com debatedores das universidades estaduais do Maranhão (UEMA), Ceará (UECE) e Feira de Santana (UEFS), em formato híbrido.
Mesmo dentro da temática agroecologia e agropecuária, houve discussões bastante pertinentes e atuais da área, como a palestra “O efeito do clima sobre a produção de alimentos”, o minicurso “Rotulagem para produtos agroindustriais”, além da oficina multidisciplinar “Composição de canções e agroecologia”.

Para saber mais sobre a programação do Câmpus II, acesse o link.

Texto: Juliana Rosas