Museu de Arte Popular da Paraíba recebe lançamento do livro “A Invenção do Cavaleiro da Esperança”, nesta quinta (14)

12 de setembro de 2023

Nesta quinta-feira (14), às 19h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “A Invenção do Cavaleiro da Esperança: políticas da memória na construção biográfica de Luiz Carlos Prestes (1945-2015)”, do escritor Bruno Gaudêncio. A entrada é franca e na ocasião haverá um bate-papo do autor com o público.

O livro sai pela Paco Editorial e resulta de uma tese de doutorado defendida em 2021, em História Social, na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo da obra é analisar os limites e possibilidades das narrativas biográficas em relação à história, por meio do estudo da política da memória, na construção das biografias de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), que foi um dos maiores nomes da história da esquerda brasileira – sendo especialmente conhecido pela famosa marcha que leva seu nome, a “Coluna Prestes”, e por sua liderança como secretário geral do PCB, nas décadas de 1930 a 1970.

Dividido em quatro capítulos, o livro concentra-se nos primeiros 50 anos de vida de Prestes (1898-1948) e compara quatro narrativas lançadas no Brasil entre os anos de 1945 e 2015: “O Cavaleiro da Esperança: vida de Luís Carlos Prestes”, do escritor Jorge Amado (1945); “Heroísmo Trágico do Século XX: o destino de Luiz Carlos Prestes”, do historiador Boris Koval (2007); “Luís Carlos Prestes: um revolucionário entre dois mundos”, do historiador Daniel Aarão Reis Filho (2014); e “Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro”, da historiadora Anita Leocadia Prestes (2015).

Além da análise das narrativas, o livro explora o processo de negociação entre os biógrafos e os familiares de Prestes, examinando os impactos dessa relação, no trabalho biográfico realizado acerca do líder comunista. A pesquisa foi orientada pela professora Ângela Meirelles de Oliveira.
A obra já foi lançada em João Pessoa, em agosto. Depois de Campina Grande, terá lançamento na Bienal do Livro de Pernambuco, no dia 12 de outubro, e em Natal, no Bar Resistência, em 13 de outubro.

Mais sobre o autor e o livro

Professor e historiador, Bruno Rafael de Albuquerque Gaudêncio nasceu em Campina. É doutor em História Social pela USP. Nos últimos anos, publicou e organizou diversos livros, incluindo coletâneas de poemas, contos, ensaios, novelas e roteiros em quadrinhos. Sua contribuição nesse âmbito foi reconhecida com o “Prêmio de Incentivo à Publicação Literária 200 anos de Independência”, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Nas palavras de Ângela Meirelles, historiadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), “o livro de Bruno Gaudêncio – ele mesmo um autor de biografias, vale ressaltar – imergiu na árdua tarefa de esmiuçar o fazer biográfico de uma personagem que, como poucas na história do Brasil recente, acumulou versões sucessivas sobre sua própria trajetória. Este privilégio, que é ao mesmo tempo um desafio, Bruno Gaudêncio enfrentou de forma dedicada e destemida. O resultado é o livro que se apresenta: uma excelente contribuição para o campo dos estudos biográficos e para a história política brasileira”.

O historiador Benito Bisso, oriundo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apontou que a publicação combina leitura fluida com rigor analítico e, certamente, interessa a todas as pessoas que buscam conhecer melhor não somente Prestes, mas o passado de um país em diferentes perspectivas.
Já o historiador Wilton Carlos Lima Silva, proveniente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destacou que o trabalho de Bruno, a respeito da memória de Luiz Carlos Prestes, impressiona pela fundamentação teórica, profundidade das questões e qualidade da narrativa, unindo a história política com a teoria da biografia e do memorialismo, na análise de quatro biografias sobre o líder comunista.

Serviço
– Lançamento do livro “A Invenção do Cavaleiro da Esperança: políticas da memória na construção biográfica de Luiz Carlos Prestes (1945-2015)”
Local: Museu de Arte Popular da Paraíba
Data: Quinta-feira (14 de setembro)