Museu de Arte Popular da Paraíba recebe lançamento do livro “Donda – A Guerreira do Amor”, neste domingo (31)

28 de julho de 2022

Neste domingo (31), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, receberá o lançamento do livro “Donda – A Guerreira do Amor”, de autoria de José Augusto de Oliveira Neto. A entrada é franca.

Saída pela Editora Brilho Coletivo, a obra conta com 223 páginas. A narrativa do livro parte dos momentos mais importantes na trajetória de Donda – a mãe do autor. Assim, é com admiração e afeto que são trazidos à luz fatos da vida dela, como a infância sob o sol inclemente, no árido chão do Cariri, a fase errante de casa em casa e a construção de uma família numerosa.

Conforme José Augusto, o livro é tecido através de causos e relatos, que trafegam do hilário ao trágico, do denso ao banal. “Nessa paisagem literária em constante transformação, o que não muda é que a existência dela foi um testemunho de amor, um amor superlativo e imensurável como ela”, apontou.

Autor também do livro “Partiu!”, José Augusto diz que, desta feita, a história não é dele. “Apenas tentei capturar alguns dos aspectos de uma vida intensa, experienciada de várias formas. Para isso, explorei, digamos, meu lado repórter investigativo, coletando lembranças e recolhendo depoimentos, não deixando de utilizar o traço que considero mais marcante em minha escrita, o humor”, detalhou.

Mais sobre o autor
José Augusto de Oliveira Neto nasceu em Campina, em 19 de março de 1972. Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB), na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), bem como professor, igualmente concursado, no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB.

“Há muitos anos, tenho esse hábito de registrar textualmente, algumas impressões dos fatos que me rodeiam. De início, passei a distribuí-las pelas listas de e-mails, depois em blogs e, mais recentemente, em posts de redes sociais. É uma maneira de dar vazão às minhas emoções, de me expressar melhor”, explicou.

Texto: Oziella Inocêncio