Museu de Arte Popular da UEPB recebe 14ª edição do Desafio Estado x Estado de poetas repentistas

3 de novembro de 2020

No próximo sábado (7), a partir das 16h, a 14° edição do Desafio Estado x Estado faz de arena a Rainha da Borborema, mas a batalha é de artistas, a disputa é rimada e a espada é o verso. Sediada no Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a exemplo dos outros anos a iniciativa dispõe do apoio da Instituição. Devido à Covid-19, o evento ocorrerá remotamente e a transmissão se dará via redes sociais. Na programação constam 10 repentistas de quatro estados (Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba).

Coordenador e idealizador da peleja, o poeta Iponax Vila Nova informou que essa edição não conta como parâmetro. “Normalmente, a gente vem utilizando um formato de julgamento individual, um eliminando o outro, sorteio de quem canta com quem feito na hora, oferecendo uma grande premiação em dinheiro, fora o cachê, mas tudo isso não vale esse ano, pois tivemos que nos adaptar ao contexto. A bilheteria, por exemplo, sempre foi fundamental para custear o Desafio e sem ela pesa muito, por isso pagaremos apenas o cachê. Também não haverá comissão julgadora, mas teremos uma dupla campeã”, assegurou.

A iniciativa é efetivada por meio do Clube do Repente, que, a propósito, conforme Iponax, está sem suas reuniões periódicas, igualmente em decorrência da crise sanitária. A expectativa é que as atividades voltem em dezembro, cumprindo todos os protocolos de segurança. Fundado por ele em 2006, atualmente, entre sócios e acompanhantes, o Clube possui 80 participantes.

A UEPB apoia o Desafio Estado x Estado desde o início por acreditar que o evento congrega uma constelação de afazeres poéticos por parte de nossos cantadores, mantendo viva a tradição do Nordeste em sua linguagem criativa. O evento poderá ser visto pelo Facebook e pelo Youtube, clicando AQUI. Informações adicionais pelo telefone (83) 99924-7688.

Sobre Iponax Vila Nova
Iponax Vila Nova é natural de Cajazeiras (PB) e tem 50 anos. Filho do repentista Ivanildo Vila Nova e de Maria Lêda Borges, aproximou-se do mundo da poesia ainda menino. São mais de 20 anos de carreira, vários CD’s lançados e uma extensa produção no gênero. Ligado à Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), ministra oficinas em todo o Estado. Além do Desafio, criou o Festival da Nova Geração do Repente (Fenoger) e o Festival de Mulheres do Improviso (Femí).

Também é criação dele o Programa Universo dos Versos, que vai ao ar de segunda a sábado, através da Rádio Caturité 104.1 FM. Desde 2015 efetua mensalmente o projeto “De Repente no Espaço”, em João Pessoa, realizado, por ora, de maneira online em razão da pandemia, sob o título “De Repente na Rede”.

Saiba Mais
Confira, a seguir, a lista dos vencedores do Desafio Estado X Estado, ano a ano

2003 – Vila Nova e Valdir Teles
2004 – Vila Nova e Severino Feitosa
2005 – Raimundo Caetano
2006 – Raimundo Caetano e Sebastião da Silva
2011 – Raulino Silva e Antônio Lisboa
2012 – Raimundo Caetano e Rogério Meneses
2013 – Rogério Meneses e João Lourenço
2014 – Antônio Lisboa e Sebastião Dias
2015 – José Cardoso
2016 – Raulino Silva
2017 – Rogério Meneses e Raimundo Caetano (individual).
2018 – Edvaldo Zuzu
2019 – Raulino Silva

Texto: Oziella Inocêncio