Nordeste On: UEPB firma parceria com o Sebrae para participação no maior evento de inovação da Região

22 de maio de 2024

Com um público estimado em 20 mil participantes, 30 mil metros quadrados de espaço destinado a palestras, mentorias e debates, o Nordeste On (Neon), será realizado entre os dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa, como uma oportunidade de exposição das potencialidades de negócios e do perfil inovador da Região, situando-a no cenário nacional.

Promovido pelo Sebrae (PB) e Governo do Estado da Paraíba, o NEon conta com a parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que realizará a exposição das ações empreendidas no âmbito da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec), do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) e de projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição. Também devem participar do evento estudantes dos câmpus de Campina Grande, Catolé do Rocha, Sousa, Monteiro, Patos e João Pessoa.

Com o objetivo de dialogar sobre a logística da participação da UEPB no NEon, estiveram reunidos na sede do Sebrae, em João Pessoa, nesta terça-feira (21), a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; o superintendente do Sebre, Luiz Alberto Amorim; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda; e a analista do Sebrae que atua na coordenação do projeto Neon, Rafaella Catão.

“A UEPB possui um potencial importante na área de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Por meio da Inovatec temos mapeado as ações empreendedoras na Instituição, realizado depósito de patentes, dentre outras ações. Em 2023 tivemos 35 pedidos, incluindo 17 patentes, 17 softwares e 1 desenho industrial, o que situou a UEPB entre as 50 instituições com mais depósitos de propriedade intelectual no cenário nacional. Por meio do Nutes, temos trabalhado oferecendo diversos recursos tecnológicos na área de Saúde, como a palmilha inteligente, desenvolvida para evitar quedas de idosos. Então, acredito que a participação da UEPB no NEon será uma oportunidade de expor as nossas ações e de oportunizar o estabelecimento dessa rede de relações entre nossos estudantes, pesquisadores e o público participantes do evento”, avalia a professora Célia.

Na ocasião, o superintendente do Sebrae (PB), Luiz Alberto Amorim, destacou a importância da participação da UEPB no NEon, disponibilizou o apoio das agências regionais para mobilizar a comunidade acadêmica dos Câmpus fora de João Pessoa para participar do evento, e dialogou sobre futuras parcerias entre as instituições, com foco na educação empreendedora, desenvolvimento de políticas públicas e em ações de inovação.

Também foi realizada nesta quarta-feira (22) uma reunião com o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas, professor Cleber Salimon; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae (PB), Luciano Holanda; a analista do Sebrae, que atua na coordenação do projeto Neon, Rafaella Catão e o gerente da agência digital e responsável pelo marketing do evento, João Jardiel, que estão articulando a participação de estudantes do Câmpus de João Pessoa no Neon.

Essa é a segunda edição do NEon, que foi realizado em 2023, em São Luís (MA), quando reuniu 10 mil participantes e contou com a exposição de 220 startups, gerando o impacto de mais de R$ 2,5 milhões em negócios ao longo de suas atividades.

Texto e fotos: Juliana Marques