Nota de repúdio ao mais recente corte do Governo Federal na Educação, Ciência e Tecnologia

8 de dezembro de 2022

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) repudia veementemente o corte financeiro imposto ao Ministério da Educação e às suas autarquias, a exemplo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que inviabilizou completamente a possibilidade de pagamento das bolsas de estudo de centenas de milhares de estudantes de graduação (PIBID e Residência Pedagógica), mestrado, doutorado, pós-doutorado e jovens residentes no pais e no exterior.

A interrupção do pagamento das bolsas de estudo não apenas demonstra a falta de compromisso do Governo Federal com as políticas públicas nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no país, como também demonstra a falta de respeito com milhares de estudantes e pesquisadores, os quais, em sua grande maioria tem suas bolsas de estudo como única fonte de renda, e que nesse momento se encontram em grave situação de vulnerabilidade social.

A UEPB endossa as notas já emitidas pela ANPG, ictp.Br, FOPROP, PROIFES, e demais Universidades e aguarda que os mandatos de segurança interpostos no STF surtam efeito com a máxima brevidade, permitindo o reestabelecimento dos pagamentos regulares de todos bolsistas.

A reitora da UEPB informa ainda que tomou a decisão de autorizar a partir dessa sexta-feira (9) os estudantes bolsistas da Capes, que estão sem receber suas bolsas, a fazerem suas refeições de forma gratuita no Restaurante Universitário até o fim do semestre letivo, mediante cadastro prévio na Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).

Campina Grande, 8 de dezembro de 2022.