Nova pista de Atletismo da Universidade Estadual da Paraíba é inaugurada no Câmpus do Bodocongó

O dia 29 de dezembro de 2021 ficará marcado na história da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após anos de trabalho e gerência de um alto investimento, a Instituição realizou a cerimônia de inauguração da nova pista de Atletismo, localizada no Departamento de Educação Física (DEF), no Câmpus de Bodocongó. Autoridades da Universidade, do Estado, de Campina Grande, como também atletas, paratletas, ex-atletas e alunos da UEPB participaram do ato simbólico.
Com 400 metros de comprimento, a pista de atletismo do DEF foi construída dentro dos padrões exigidos pela Associação Internacional de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Responsável por formar diversos atletas de Campina Grande, a pista inicial foi inaugurada em 1979 como marco no atletismo campinense. Hoje, após um investimento de R$ 4,6 milhões e fruto de um convênio entre a Universidade e o antigo Ministério dos Esportes, atual Ministério da Cidadania, o equipamento oferece totais condições para a realização de competições das diversas modalidades esportivas do atletismo em níveis regional, nacional e internacional.
“Este é um momento muito importante. Agradeço ao professor Rangel Junior que lutou muito para que esse equipamento fosse concluído. Ele captou recursos ainda como pró-reitor de Planejamento e não mediu esforços quando foi reitor da UEPB, e de lá para cá foram muitas idas e vindas. É um equipamento belíssimo, mas de difícil construção. Quero também agradecer a equipe da construtora Resinsa, responsável pela obra, aos servidores da PROINFRA pela dedicação de todos. Eu vivenciei muitos momentos, de tristeza, de ficar angustiada, de pensar que não daria certo, já que às vezes pensamos que não chegaríamos lá. Mas, conseguimos. Esse complexo esportivo é de fundamental importância para inclusão do esporte em nosso Estado. Poucas pistas têm essa certificação, por isso, sediaremos não apenas as competições, locais, estaduais e nacionais, mas também as internacionais. Ela servirá para fortalecer o ensino, pesquisa e extensão na nossa instituição”, destacou a reitora da UEPB.
“A você, minha querida reitora, talvez somente você saiba exatamente as agruras todas que passei, as inseguranças, as decisões que pareciam estranhas ou mesmo insensatas, sem fundamento técnico… é que mostraram que estávamos no caminho correto e justo. Acredito que você compartilhou de cada momento de desânimo, de medo, de incerteza, de retomada, de decisões que foram tomadas ao longo desses anos todos. Não desistimos. Hoje celebramos. Porém, distante de vocês, da UEPB e de tanta coisa boa e pessoas bonitas de coração que compartilharam comigo um belo estradar de 16 anos, sinto-me perto e tomado de contentamento ao escrever esse pequeno texto no mesmo horário da solenidade, como se aí estivesse. Abraço a cada uma de vocês, a cada um que fez antes e faz hoje essa belíssima história de superação que é da nossa eterna Universidade da Paraíba”, escreveu o ex-reitor.
Confira a galeria de fotos abaixo.
Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos