Novas patentes: Coordenadoria de Inovação Tecnológica anuncia depósito de mais dois softwares

24 de maio de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) depositou mais dois softwares no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O programa de computador intitulado “Software para o Controle Operacional de Dessalinizador Solar Flutuante” promete ser um avanço significativo para a sustentabilidade e autonomia em recursos hídricos. Já o programa “Sênior Saúde Móvel para Apple Watch e iOS” é responsável pelo monitoramento da saúde diária.

O software para o Controle Operacional de Dessalinizador Solar Flutuante foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024001678-3. Destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Carlos Antônio Pereira de Lima, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e a doutoranda Daiane Silva de Abreu Benedito, em parceria com outros pesquisadores.

A invenção foi destinada a otimizar o processo de dessalinização de água em mananciais superficiais. É instalado em microcontroladores (MCU) e utiliza as Entradas/Saídas de uso Geral (GPIO), para monitorar e gerenciar o funcionamento do dessalinizador. Através deste sistema, é possível coletar dados em tempo real e enviar notificações via Short Message Service (SMS) para um número pré-definido, garantindo que os operadores estejam sempre informados sobre o status do processo.

A funcionalidade central do software é o controle sequencial do hardware, que inclui a ativação de bombas responsáveis pela transferência da água dessalinizada dos reservatórios do dispositivo flutuante, para um reservatório fixo nas margens do manancial. Este processo é cuidadosamente monitorado por sensores de nível, que asseguram a precisão e eficiência na coleta e armazenamento da água.

Sênior Saúde Móvel
O Sênior Saúde Móvel para Apple Watch e iOS foi protocolado junto ao INPI sob o número 512024001624-4. Utilizando dados coletados diretamente do aplicativo Health, do iPhone, que armazena informações do Apple Watch, oferece uma visão abrangente das métricas de saúde dos usuários, incluindo passos dados, padrões de sono, frequência cardíaca e minutos ativos.

Para começar a utilizar o aplicativo, é necessário um simples processo de login, seguido pela concessão de permissões para que o aplicativo acesse os dados de saúde armazenados no Health. Uma vez concedido o acesso, os usuários podem visualizar todos os dados coletados em um dashboard intuitivo e de fácil navegação, disponível via web. Entre suas funcionalidades estão a coleta de dados de sono e frequência cardíaca, que são vitais para o monitoramento da saúde cardiovascular, além da contagem de passos e minutos ativos, que incentivam um estilo de vida mais ativo e saudável.

O aplicativo destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Paulo Barbosa, Coordenador de Projetos do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), em conjunto com docentes e estudantes da UEPB e pesquisadores do Nutes.

O Sênior Saúde Móvel surgiu como uma plataforma desenvolvida no Laboratório de Computação Biomédica do Nutes, durante a pandemia de covid-19, em busca da melhoria na qualidade da assistência à saúde do idoso, com serviço de telemonitoramento e fisioterapia para pacientes da terceira idade. A plataforma usa a tecnologia e a inteligência artificial para acompanhar remotamente as atividades desenvolvidas pelos usuários, averiguando a qualidade do sono e buscando estimular o a prática de atividade física.

Texto: Juliana Rosas