Núcleo de Acessibilidade e Inclusão inicia campanha de incentivo à leitura e doação de livros impressos em braille

3 de outubro de 2022

A dificuldade de ter acesso a livros impressos em braille, sistema de leitura e escrita destinado a pessoas cegas por meio do tato, torna ainda mais difícil o desenvolvimento e a compreensão dessa técnica para pessoas com baixíssima ou visão alguma. Pensando nisso, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Departamento de Educação (CEDUC) da Instituição, iniciou uma campanha de incentivo à leitura e doação de obras impressas em braille.

Com uma biblioteca contendo dezenas de livros com essa característica, o NAI vai oferecer a pessoas cegas a oportunidade de escolher uma obra de literatura como forma de tornar habitual a prática de ler em braille. Da mesma forma, terão acesso a essa iniciativa pessoas que estão começando a estudar o sistema, como forma de entende-lo para quem não pode enxergar.

A primeira doação já aconteceu na sala do NAI, e o coordenador do Núcleo, Alindembergue de Araújo Oliveira, entregou para Tiago Vasconcelos o livro Fortaleza Digital, do autor Dan Brown. De acordo com Alindembergue de Araújo, as obras que estão disponíveis para doação fazem parte do material recebido a partir da parceria com o Instituto Benjamin Constant. A necessidade de oferecer oportunidade para pessoas que precisam de um contato mais próximo com o braille, bem como a diminuição do volume da biblioteca, motivaram a realização dessa iniciativa.

“Nós temos esses livros disponíveis aqui no Núcleo, mas sabemos que muitas pessoas têm dificuldade de se deslocarem até aqui para fazer esse tipo de leitura. Por isso iniciamos essa campanha como forma de incentivo à leitura. Temos uma lista com as obras disponíveis para doação, a pessoa escolhe a que quer e marca para vir aqui retirar. Nesse momento nós estamos doando os livros em braille apenas para pessoas físicas ou estudantes daqui da UEPB, e não para instituições. Mas, nada impede que alguém que faça parte de uma instituição de assistência nos procure para receber a obra de sua preferência”, explicou o coordenador.

Foi isso que fez Tiago Vasconcelos. Natural de Campina Grande, ele ficou sabendo da iniciativa a partir do Instituto dos Cegos. Como ele está há um ano e meio aprendendo a leitura em braille, achou uma grande oportunidade participar dessa campanha do NAI. “Eu tenho 44 anos e enxergava até o ano de 2017. Mas devido às complicações com a diabetes acabei ficando com apenas 5% da visão. Como sempre gostei muito de ler, e eu trabalhava em uma empresa de tecnologia, escolhi a obra de Dan Brown para entender esse mundo tecnológico”, disse Tiago.

A oportunidade que o NAI está oferecendo a pessoas cegas foi valorizada por Tiago, mesmo reconhecendo que atualmente existe a possibilidade do contato com livros a partir de aplicados em áudio. Mesmo assim, ele acredita que o contato com a obra física faz toda diferença para o prazer da leitura. “Quem é mais jovem tem essa proximidade com a tecnologia e vai ter contato com os livros disponíveis em áudio. Mas ter o autor e o livro nas suas mãos, no meu caso na ponta dos dedos, faz uma diferença enorme para mim”, acrescentou.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UEPB funciona na sala 335, 3º andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Bodocongó. De acordo com o coordenador, já estão na lista de doações mais três pessoas que nos próximos dias marcarão para a retirada das obras.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti