Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UEPB promoverá minicursos on-line sobre racismo

10 de junho de 2020

Em tempos de combate ao racismo, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neab-í) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está organizando uma série de minicursos a serem realizados on-line, abordando essa temática. A ideia partiu da professora Alcione Ferreira da Silva, do Departamento de Serviço Social, e integra um projeto popular desenvolvido pela ativista cultural Jessicalen Conceição de Oliveira, no bairro do Pedregal.

A ação, denominada de “Batalha do Pedregal”,inclui música, teatro, poesia e, nesse tempo de pandemia, distribuição de cestas básicas para famílias carentes. O conteúdo dos minicursos voltados para a temática negra serão transmitidos por uma plataforma digital no site www.batalhadopedregal.com.br, que está em construção. A proposta é que a equipe do NEAB-I também produza vídeos, conforme estabelece a linha de atuação do projeto. Os minicursos, conforme a professora Alcione, abordarão variamos temas ligados ao racismo, a exemplo de feminismo negro, racismo estrutural e comunidades quilombolas.

“Serão temáticas que comumente não chegam às populações em vulnerabilidade social, mas que precisam chegar, especialmente pelo fato dos espaços mais empobrecidos serem compostos por maioria negra, portanto frequentemente impactada pelo racismo devido a formação sócio-histórica do país”, destaca a professora, observando que a equipe do NEAB-I ainda está estruturando os minicursos.

Jessicalen Conceição, que é poetisa, diz que a parceria com o Núcleo da UEPB será muito importante para divulgar as ações do projeto e produzir uma consciência sobre a causa negra na vida das pessoas. Ela conta que o projeto “Batalha no Pedregal” foi criado há um ano, com a finalidade de valorizar a cultura do bairro do Pedregal e incentivar a aceitação de identidades. Os jovens usam a poesia para denunciar o racismo e falar sobre a própria cor. O projeto também é uma oportunidade para conquistar novos espaços e despertar a consciência de igualdade. Segundo ela, a poesia ajudou a transformar a maneira com que eles se comunicam com o mundo.

O Núcleo, implantado pelo professor José Benjamim e coordenado, atualmente, pela professora Ofélia Barros, trabalha diretamente com questões raciais. O grupo é composto por docentes da UEPB advindos dos cursos de História, Educação, Sociologia e Serviço Social, além de professores de outras universidades do Estado, alunos e ex-alunos da Instituição, bem como representantes das comunidades étnicas.

Dentre as atividades propostas pelo Neab-í figuram debates, mesas redondas, palestras, visitas e passeios para além das práticas que se referem à produção acadêmica de pesquisa, ensino e extensão, em que consta curso de Especialização, com duas turmas concluídas, cursos de extensão e projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes integrantes do Núcleo.

Texto: Severino Lopes