Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas promove palestra sobre povos originários e irmandade negra

2 de maio de 2023

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Localizado na cidade de Guarabira, promoveu, nesta sexta-feira (29), uma palestra com o tema “Povos indígenas e a irmandade negra no Câmpus III”. A atividade foi ministrada pelo professor José Marcos, indígena do povo Potiguara e egresso do curso de História do CH.

A palestra ocorreu no Auditório do Centro de Humanidades e contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e convidados. Na oportunidade, José Marcos realçou o pacto histórico existente entre a população “dona da terra” e a gente negra, que forçosamente foi instalada no Brasil no Século XVI e ao longo do tempo esses povos construíram uma aliança de irmandade, que vem sendo reforçada no Brasil democrático e de enfrentamento e reparação às perversidades históricas.

Também foi tema da abordagem do palestrante questões sobre os corpos e as sexualidades indígenas, enfatizando aspectos dos direitos humanos das pessoas LGBTQIAPn+ e do cotidiano na aldeia Potiguara, na Paraíba. Na oportunidade, também foi exibido um documentário sobre a etnia Guarani, habitante em São Paulo e o direito a uma educação que contemple a relação de respeito e interação com a natureza.