Núcleo de Extensão em História Local recebe acervo de inventários do Fórum Afonso Campos para digitalização

6 de maio de 2021

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu nesta quarta-feira (5) o acervo de inventários seculares da 3ª Vara cível do Fórum Afonso Campos, da comarca de Campina Grande, para digitalização. Tratam-se de 45 caixas, contendo processos de inventários, datados entre 1765 e 1860, dos habitantes de Campina Grande, falecidos neste período e que deixaram bens e herdeiros.
Estes documentos são muitos importantes para a história municipal, uma vez que correspondem à vida dos campinenses, sejam figuras públicas ou cidadãos comuns, que possibilitará inúmeros estudos sobre a sociedade local. O acervo passará por um processo de higienização, digitalização e reacondicionamento, no sentido de preservá-lo. As imagens digitais, depois de editadas, serão compartilhadas entre a direção do Fórum Afonso Campos e o NUPEHL, e disponibilizadas para todos os pesquisadores interessados.
O pedido para que se iniciasse o processo de comodato em favor do NUPEHL partiu do professor Eliton Souto de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na ocasião da entrega do acervo ao NUPEHL, estavam presentes o novo diretor do Centro de Educação, professor José Arlindo de Aguiar Filho, o historiador Flávio Carreiro de Santana e a professora Luíra Monteiro. O professor Eliton Medeiro e o doutor Edailton Medeiros aproveitaram a ocasião para conhecer as instalações do NUPEHL, assim como os demais trabalhos que são desenvolvidos no Núcleo em prol da preservação da memória e da história da sociedade paraibana.
Texto: Givaldo Cavalcanti