NUPECIJ realiza minicurso sobre criminalização da pobreza e implicações na proteção social no Brasil

8 de julho de 2022

Com tema “Neoliberalismo e criminalização da pobreza: implicações na proteção social à infância e adolescência no Brasil”, foi aberto na manhã desta sexta-feira (8), o minicurso promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão na Área da Infância e Juventude (NUPECIJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Destinado a estudantes do curso de Serviço Social, o minicurso, realizado no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, foi aberto com a palestra do professor André Viana Custódio, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O palestrante abordou sobre “Criminalização da pobreza e exclusão social: implicações para infância e adolescência”. A palestra de abertura foi realizada de forma on-line como forma de possibilitar para o público geral que não compareceu presencialmente ao auditório, acompanhar as discussões. A atividade foi mediada pela professora Terçalia Suassuna Vaz Lira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa.

Em sua palestra, o professor André Viana enfatizou que a questão da pobreza e a exclusão social requerem uma multiplicidade de olhares por parte das organizações civis e dos poderes públicos. Falar de pobreza, segundo ele, é olhar para a história e perceber que em todas as sociedades e períodos, ela esteve presente em maior ou menor grau. “A condição de pobreza humana não é apenas contemporânea”, observou.

O professor André Viana Custódio ainda destacou que a questão fundamental, neste debate é entender quais os esforços dos poderes públicos e da iniciativa privada empreendidos para minimizar o sofrimento das pessoas em condições de pobreza. No entendimento do professor, para entender a complexidade e diversidade da resposta para esse problema histórico, é necessário recorrer a diversos mecanismos.

Antes da palestra do professor André Viana Custódio, aconteceu uma apresentação cultural com crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da banda de música programa de erradicação infantil do município. O curso promovido pelo NUPECIJ é dividido em cinco módulos, será presencial e terá certificação de 30 horas. Ao todo, participarão 45 alunos inscritos, com atividades até o dia 27 de julho.

Texto e fotos: Severino Lopes