Nutricionista da PROEST desenvolve pesquisa que evidencia benefícios da casca e do caroço da jabuticaba

3 de maio de 2022

Com um trabalho cotidiano voltado à avaliação da qualidade e segurança dos alimentos ofertados à comunidade acadêmica no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a nutricionista da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), Nayara Massa, tem desenvolvido diversos estudos na área de Ciências da Nutrição, com ênfase na análise e controle de qualidade de alimentos, que são fruto da tese de doutorado e contribuem com a formação acadêmica e profissional.

Recentemente, um estudo de autoria da nutricionista, que evidencia o potencial prebiótico do subproduto da jabuticaba utilizando sistemas de fermentação in vitro, foi destaque no periódico internacional Food Chemistry. Com qualis A1 a revista científica é dedicada à publicação de estudos sobre a composição química, estrutura, propriedades e mudanças químicas no processamento e armazenamento e os efeitos dessas mudanças na qualidade e segurança dos alimentos.

Segundo Nayara, a jabuticaba é uma fruta nativa da Mata Atlântica Brasileira que apresenta grande importância socioeconômica e cultural e que, durante o processamento industrial, gera elevadas quantidades de subprodutos constituídos, principalmente, de cascas e sementes, que são descartados. Esse subproduto apresenta destacável valor nutritivo e elevada concentração de fibras dietéticas e compostos fenólicos, os quais podem atuar na modulação da microbiota intestinal, estimulando o aumento da população de bactérias benéficas e produção de diferentes metabólitos.

“Com a conclusão do estudo foi possível identificar que o subproduto da jabuticaba pode contribuir para modulação positiva dos grupos bacterianos que formam a microbiota intestinal humana, estimulando o crescimento de bactérias. Além disso, atuou estimulando a produção de metabólitos relacionados à melhoria da saúde intestinal. Assim, o subproduto da jabuticaba pode ser considerado um potencial ingrediente prebiótico recuperado do processamento agroindustrial de frutas para formular produtos alimentícios funcionais de valor agregado”, explica Nayara.

De acordo com Nayara, a tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulada “Investigação das propriedades prebióticas do subproduto do processamento da jabuticaba”, que foi apresentada em dezembro de 2021, proporcionou mais conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar as atividades como nutricionista do RU da UEPB.

A servidora destacou que pôde agregar conhecimento científico na realização da avaliação dos aspectos de qualidade de alimentos/matérias-primas e formulação de estratégias de intervenção, para garantir a segurança dos alimentos ofertados à comunidade acadêmica da UEPB. Nayara lembrou ainda da importância da licença concedida pela UEPB para que a mesma pudesse cursar o referido curso de pós-graduação e atualizar os conhecimentos a serem utilizados na atividade profissional.

Além da publicação de artigos e do aperfeiçoamento profissional, o estudo da técnica administrativa da UEPB, em conjunto com outras pesquisas sobre a avaliação do potencial prebiótico de subprodutos de frutas tropicais, permitiu a elaboração e depósito de um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) intitulado “Preparo de farinhas a partir dos subprodutos do processamento de frutas tropicais”.

Texto: Juliana Marques