Observatório Briggida Lourenço realiza reunião para planejamento de atividades a serem realizadas na UEPB

4 de abril de 2024

Com o objetivo de planejar as atividades relacionadas ao enfrentamento às violências no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Observatório Bríggida Lourenço (OBL), realizou, nesta quarta-feira (3), uma reunião com a equipe que integra o setor. Na oportunidade, além do cronograma de reuniões, informes sobre demandas e ações a serem empreendidas, foi articulada a realização de eventos que buscam fortalecer a política institucional com foco nas questões de gênero, direitos humanos, inclusão e diversidade.

Uma dessas iniciativas é o evento sobre assédio que será promovido pela Direção do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), em Monteiro, e que contará com a parceria do OBL para a realização. Seguindo uma proposta apresentada ao Ministério Público da Paraíba em reunião realizada em 27 de março, também serão retomadas as formações com Departamentos, Coordenações, Núcleos e Grupos de Pesquisas, Centro Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes, com foco no enfrentamento aos assédios. O evento ocorrerá no auditório de Psicologia, Câmpus I e contará com a parceria com Ordem dos Advogados-Secção Paraíba (OAB/PB), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEDMDH), Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSDS) e Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Também está sendo preparado o lançamento do e-book “As mulheres querem viver e…escrevem”, que deverá ocorrer em 19 de junho, no Museu de Arte Popular da Paraíba, situado em Campina Grande. Tais iniciativas compõem uma política institucional que congrega o OBL e outros setores da UEPB e Instituições parceiras engajados na promoção de ambientes seguros e livres de violência.

Texto: Juliana Marques