Observatório do Feminicídio promove curso de capacitação para integrar bancas heteroidentificação na UEPB

16 de maio de 2022

Estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para o curso de capacitação para a Banca de Heteroidentificação da Instituição, que acontecerá de forma presencial, no próximo dia 26, das 8h às 12h, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus I, em Bodocongó.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 16 vagas, que podem ser preenchidas por servidores e servidoras da Universidade, integrantes dos corpos docente ou técnico administrativo. Os interessados devem se inscrever através do preenchimento de um formulário, acessível AQUI.

O curso é promovido pelo Observatório do Feminicídio da Paraíba Professora Bríggida Rosely de Azevedo Lourenço, em parceria com o Grupo UEPB Inclusiva, e tem como objetivo capacitar pessoas para compor bancas de heteroidentificação, tendo em vista aferir a autodeclaração de pessoas negras candidatas a vagas no Ensino Superior e em concursos públicos, por meio das cotas raciais.

A Banca de Heteroidentificação funciona como um procedimento complementar à autodeclaração de pertencimento étnico-racial, para confirmação da condição de pessoa negra (preta ou parda), a partir da percepção social de outra pessoa. Ao final do curso, haverá entrega de certificados para os participantes.

De acordo com a organização, esta é a primeira turma a ser capacitada na Instituição, para participar de bancas como esta. A ideia é que, posteriormente, ocorram outros cursos com a mesma finalidade, ministrados nos demais câmpus da UEPB. Outras informações podem ser adquiridas através do telefone (83) 3315-3300 ou pelo e-mail obl@setor.uepb.edu.br.

Texto: Giuliana Rodrigues