Oficinas promovidas por projeto de pesquisa e extensão integram Semana Brasileira de Educação Midiática

17 de outubro de 2023

Com diversas ações de combate à desinformação desenvolvidas em escolas da Rede Pública do Estado da Paraíba, o Projeto de pesquisa e extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação na educação paraibana”, é uma das ações inscritas para integrar a agenda nacional Semana Brasileira de Educação Midiática. O evento é promovido de 23 a 27 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e organizações da sociedade civil que atuam na temática, como o Instituto Vero, o Instituto Palavra Aberta, a Safernet Brasil, o Redes Cordiais e a Intervozes.

O “Comunica UEPB” realizará as oficinas “Desinformação: a crítica como resistência”, e “Desinformação: um tema transversal”, que ocorrerão de forma remota, respectivamente nos dias 23 e 25 de outubro, voltadas aos docentes da Escola Cidadã Integram Benjamin Maranhão, em Araruna. Também será realizada no dia 23 de outubro, a oficina “Desinformação: pensar, agir e intervir”, voltada a estudantes do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Monsenhor Manoel Vieira, em Patos. Essas ações encerram um ciclo de oficinas realizadas em escolas de todo o Estado desde o início de 2023.

Além da programação descentralizada, que ocorre em todo o país, a Semana Brasileira de Educação Midiática contará com atividades presenciais em Brasília e webnários que serão transmitidos pela página da SECOM. Além disso, o evento será o capítulo brasileiro na agenda global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023), fortalecendo a inserção do Brasil no cenário internacional. O evento global acontece anualmente desde 2011 e promove iniciativas de educação midiática. Este ano, ele busca mobilizar os países em torno do tema “Alfabetização Midiática e Informacional em Espaços Digitais: uma agenda global coletiva”.

O projeto “Comunica UEPB” é vinculado ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), e conta com o apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Programa e Educação Midiática (Educamídia) do Instituto Palavra Aberta e Rede Nacional de Combate à Desinformação. Esta iniciativa atua junto à Rede Estadual da Paraíba com oficinas e campanhas voltadas a estudantes e professores, com foco no combate à desinformação e no desenvolvimento da Competência Crítica em Informação (CCI).