Ouvidoria da UEPB integra de grupo de discussões no Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba

Ouvidoria da UEPB integra de grupo de discussões no Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba
10 de maio de 2021

A Ouvidoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a integrar o grupo de discussões do Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba/HU (FOUPH). O Fórum é uma organização autônoma, sem fins lucrativos e composta por ouvidores das Instituições de Ensino Superior Pública e Privadas da Paraíba, voltada à articulação, cooperação, capacitação e planejamento coletivo de assuntos de interesse das Ouvidorias, visando à promoção da cidadania e a pleno exercício da democracia. A UEPB é representada pela ouvidora Laércia Maria Bertulino de Medeiros.
A professora Laércia Bertulino destacou que esta primeira reunião do Fórum possibilitou a troca de experiências vivenciadas nas Ouvidorias nos tempos de pandemia da Covid-19. De acordo com ela, a importância dos Fóruns de Ouvidores “é fundamental para a democracia participativa, na medida em que por meio de uma rede de ouvidores que atuam em IES, secretarias e entidades administrativas, busquem representar legitimamente o cidadão, recebendo as suas manifestações, além de facilitar o atendimento ao cidadão e o fortalecimento da democracia”, disse.
Ela ressaltou ainda que a promoção de encontros, seminários, congressos e demais eventos ou atividades que assegurem troca de experiências, conhecimentos e interação entre Ouvidorias se faz imprescindível na responsabilização, articulação, e estabelecimento de parcerias com demais ouvidores e órgãos públicos e privados. O FOUPH foi criado em 2016 e tem como constituintes ouvidores e ex-ouvidores das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, compreendendo-se por ouvidores universitários os representantes titulares das Ouvidorias gerais e setoriais.
Esta primeira reunião foi realizada na quinta-feira (6) e mediada pela coordenadora do FOUP, a professora Marlene Ramalho Rosas, da FACEME. O próximo encontro terá como foco a revisão do Regimento Interno do Fórum de Ouvidores Universitários da Paraíba/HU, a fim de analisar os artigos, objetivos, estrutura e funcionamento das Ouvidorias, adequando-as ao momento atual.
Texto: Severino Lopes