Página de transparência da UEPB disponibiliza dados dos bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Página de transparência da UEPB disponibiliza dados dos bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil
20 de abril de 2022

Como forma de dar continuidade à política de acesso livre à informação, a partir da articulação entre a Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os dados referentes às bolsas que integram a parceria entre a UEPB e o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), passaram a ser disponibilizados no portal de transparência da UEPB. 

A ação é fruto de um trabalho da PROEAD realizado nos últimos 16 meses junto às pró-reitorias, comissões, coordenações de curso, docentes, discentes e técnicos-administrativos, com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelo setor que é o responsável pelo gerenciamento dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade à distância da UEPB e Escola Agrícola Assis Chateaubriand e Escola Agrotécnica do Cajueiro, de nível médio/técnico.

A parceria entre a UAB e a UEPB, mantida desde 2007, permite a realização de cursos como o bacharelado em Administração Pública, e as especializações em Gestão Pública, Gestão em Saúde e Gestão Pública Municipal. Além disso, o diálogo junto à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, permitiu que, durante a reunião do Conselho Superior Universitário (Consuni) realizada no dia 13 de abril, fosse aprovada a criação de três novas licenciaturas na modalidade a distância (Filosofia, Pedagogia e Letras  – Espanhol e Português – dupla habilitação). 

As graduações, criadas pelos departamentos e aprovadas pelo CONSUNI, irão atender professores das escolas estaduais e municipais da Paraíba que estejam em desvio de função ou que queiram concluir uma nova graduação.

Transparência na UEPB

Os dados da PROEAD somam-se às demais informações institucionais como questões administrativas, orçamentárias, financeiras, contratos, convênios, gestão de pessoal, além das portarias, resoluções, dentre outras, que estão disponibilizadas no portal de transparência da Instituição (https://transparencia.uepb.edu.br/)

A qualidade das informações disponibilizadas fez com que, pelo segundo ano seguido, a UEPB recebesse no início deste ano a nota máxima das pessoas que solicitaram informações institucionais por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Desde 2018, ano em que se iniciou essa pesquisa, a UEPB avança na avaliação dos usuários do e-SIC, uma vez que conquistou 4 estrelas em 2018 (nota 4,2) e 2019 (nota 4,5) e 5 estrelas em 2020 e 2021. Um indicativo de que quando os cidadãos solicitam informações, eles estão satisfeitos com as respostas recebidas.

A viabilização dos dados referentes à UAB em tempo recorde no referido portal foi possível graças a articulação de servidores da PROEAD e PROPLAN, que trabalharam conjuntamente na padronização dos dados, sistematização e organização das informações na página.  

As informações podem ser acessadas no site de Transparência na aba destinada à Pessoal, onde estão disponibilizadas as informações sobre o pagamentos das bolsas de professores e coordenadores vinculados atualmente nos cursos da UAB (https://transparencia.uepb.edu.br/pagamento-bolsistas-uepb-uab-mec/).

Texto: Juliana Marques