Palestra sobre comunicação visual e mercado de trabalho marcam lançamento da 2ª edição da Revista Meio Século

6 de dezembro de 2022

O lançamento da segunda edição da revista digital Meio Século aconteceu na quinta-feira (1°). A publicação faz parte de um projeto que tem o objetivo de desenvolver produtos jornalísticos com temas que resgatam a história dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A edição foi produzida pelos alunos do 6° período do componente Laboratório de Jornalismo Digital, turno da noite, orientados pela professora Rackel Cardoso.

A revista foi apresentada ao público pelo estudante Magno Lisboa. Outros estudantes também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências durante o processo de criação da revista. Além da edição digital, os discentes também produziram conteúdos para outras plataformas como podcast, materiais para redes sociais e site.

A professora Rackel Cardoso destacou a importância da revista. “Os alunos estão colocando na prática o que eles aprendem, não só na minha disciplina, mas em outras disciplinas e para conservação da história, eles também fazem parte dessa história, estão escrevendo a história e reescrevendo”, disse.

O evento contou ainda com a palestra do designer e jornalista formado na UEPB Francisco George. Hoje ele atua como microempreendedor individual desenvolvendo trabalhos para clientes nacionais e internacionais. O palestrante abriu o evento falando sobre “Comunicação visual e as possibilidades do mercado de trabalho para o jornalismo”. Durante sua abordagem o público pode conhecer um pouco mais sobre o mercado de designer para jornalistas, o crescimento do profissional nos últimos tempos e como as empresas têm investido em capacitação, a exemplo do grupo O Boticário e da Unilever.

A grade curricular do curso de Jornalismo aborda vários segmentos da comunicação, a comunicação visual é um deles. George Francisco conta que o mercado aqueceu e as oportunidades no segmento só aumentaram “Com a pandemia, teve um boom muito maior. A gente vive hoje a era digital, e o designer está no meio disso, a tecnologia precisa de imagens para chegar ao consumidor, e o jornalismo é muito versátil, e nós damos uma esplanada em segmentos de arte dentro da comunicação visual, e o jornalista tendo interesse em encaminhar para essa área do designer, ele tem total domínio graças a grade curricular do curso”, destacou.

Durante o evento, também foi celebrada a classificação do documentário produzido pela equipe da primeira edição da revista no 17° Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, na Mostra Tropeiros, que abarca curtas paraibanos. A revista está disponível no link da Bio no Instagram do projeto @omeioseculo.

Texto: Litália Barros (Estagiária)
fotos: Anderson Procopio (Divulgação)