Pesquisa desenvolvida por professor da UEPB repercute em editora de grande impacto científico

1 de outubro de 2020

O professor Josemir Moura Maia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acaba de ter um artigo de sua autoria publicado no livro “Saline and Alkaline Soils in Latin America”, obra editada pela Springer”. A publicação foi produzida pelos professores Raúl Lavado (FAUBA) e Edith Talesnik (CONICET) da Argentina. O artigo tem o título de “Antioxidant Mechanisms Involved In The Control Of Cowpea Root Growth Under Sallinit”, que traduzindo em português significa “Mecanismos antioxidantes envolvidos no controle do crescimento da raiz do feijão-caupi sob salinidade”. Ele discute sobre os mecanismos fisiológicos moleculares envolvidos com a resistência de feijão-de-corda à salinidade.

O capítulo também contou com a participação do professor Yuri Lima Melo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA/UEPB), e a mestranda Ivanice da Silva Santos, além da professora Cristiane Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do professor Albenisio Silveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Nossos achados sugerem que as estratégias metabólicas utilizadas por esta espécie para sobreviver em ambientes que apresentam solos salinos são similares aos utilizados para resistência contra patógenos, onde ocorre um espessamento da parede celular causado pelo aumento da atividade de enzimas relacionadas com o processo de lignificação celular. Isso é uma vitória para ser comemorada”, disse o professor.

A Springer é uma das mais importantes Editoras Científicas do mundo. A publicação teve a participação como autores de pesquisadores de várias partes da América Latina e Europa. Dos 23 capítulos da obra, cinco grupos de pesquisadores brasileiros contribuíram com suas pesquisas, dentre eles o professor Josemir Moura. Entre a docência e outras atividades na Instituição, o professor Josemir também é diretor de Incubação Empresarial na Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) e tutor de Startup no Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal (LAPROV) da UEPB.

O livro pode ser acessado clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes