Pesquisadores da Pós em Desenvolvimento Regional integram missão que estuda bacia do Rio Paraíba

29 de junho de 2023

Uma missão para ampliar o conhecimento científico em uma importante bacia hídrica da Paraíba, e que resultará em um plano estratégico de gestão hídrica para dois estados brasileiros. Com esse propósito, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conheceram esta semana seis pontos da bacia do Rio Paraíba, incluindo alguns trechos por onde correm as águas advindas da transposição das águas do Rio São Francisco.

A missão de pesquisa faz parte das atividades práticas desenvolvidas pelo projeto “Propostas de diretrizes e planos para a governança e segurança hídrica adaptativa”, desenvolvido em parceria entre a UEPB, e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Universidade Federal do ABC (UFABC). Ao todo, 20 pesquisadores estão participando da missão que começou na segunda-feira (26) e terminou nesta quinta-feira (29).

O projeto é coordenado pelo professor do PPGDR, José Irivaldo e pela professora e coordenadora adjunta do Programa, Ângela Cavalcanti Ramalho. Segundo a professora Ângela, o objetivo da missão foi conhecer ainda mais a bacia do Rio Paraíba, as contradições, os conflitos, e buscar soluções de infraestrutura hídricas entre os estados da Paraíba e São Paulo. O projeto terá duração de dois anos e inclui missões e intervenções na política de recursos hídricos local e regional. O grupo paulista é coordenado pelo professor Pedro Jacobi, da USP.

“Estamos fazendo um estudo sobre a questão hídrica de dois estados: da bacia hidrográfica da Paraíba e de São Paulo. Vamos pesquisar para fazer a sugestão de um plano estratégico de gestão hídrica para estes dois estados”, explicou a professora Ângela.

Nesta missão, eles visitaram as comunidades de Jurema e Juá, em Itatuba, açude de Boqueirão, APA8verde, assentamento Lafayette, em Monteiro, transposição e Estação de Bombeamento VI, em Sertânia (Pernambuco). Nas visitas, os pesquisadores e pesquisadoras debateram sobre a proposta de diretrizes e planos para a governança e segurança hídrica adaptativa, dimensões técnica, participativa e sustentabilidade, num contexto de mudanças climáticas, nas bacias hidrográficas do Alto Tietê e do Paraíba.

Após visitar os trechos da bacia do Rio Paraíba, o grupo se reuniu na manhã desta quinta (29) em uma sala de aula da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, para ampliar os debates sobre as pesquisas, enquanto à tarde visitou o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAP). Em dezembro, a equipe paraibana irá a São Paulo para novas incursões para aprofundar os estudos.

Texto: Severino Lopes