Portaria autoriza implantação do Plano Anual de Contratações da Universidade Estadual da Paraíba

Portaria autoriza implantação do Plano Anual de Contratações da Universidade Estadual da Paraíba
22 de dezembro de 2023

Uma instituição cada vez mais transparente. Um plano que reflete o compromisso e eficiência de uma gestão responsável dos recursos, alinhado aos princípios legais. Seguindo estes princípios, a Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), autorizou a entrada do Plano Anual de Contratações (PAC) da Instituição. O PAC, assinado pela reitora Celia Regina Diniz começou a vigorar por meio da Portaria 56/2023.

O Plano Anual de Contratações foi criado para atender às demandas da Universidade Estadual da Paraíba. A iniciativa abrange aquisições de bens, serviços, obras e soluções tecnológicas, visando organizar e planejar as contratações das áreas administrativas, centralizando e compartilhando as aquisições, evitando gastos fragmentados, além de buscar a economia de escala, padronização de produtos e redução de custos processuais.

O PAC, conforme explicou o pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares, visa normatizar a contratação de bens e serviços da Universidade para o próximo ano. A criação do Plano, conforme enfatizou, é uma exigência da Lei 14.133/21, que serva sofre licitações e contratações. “Com essa publicação a Universidade está cumprindo o que instrui a lei. Isso vai ser um procedimento anual a partir de agora na Instituição”, explicou o professor Ricardo.

O Plano Anual caracteriza a fase preparatória dos procedimentos licitatórios em compatibilização com o Plano Anual de Contratações das Instituições Públicas. Conforme estabelece a portaria, ele nasceu da importância de racionalizar as contratações, garantir o alinhamento ao planejamento orçamentário e subsidiar as diretrizes das licitações na Universidade. O PAC foi implantado ainda, devido à necessidade de evitar o fracionamento de despesas e de obter economia de escala, padronização de produtos e serviços e redução de custos processuais de forma transparente.

Como forma de alinhar o plano à nova legislação, a UEPB criou ainda uma Instrução Normativa de forma conjunta pela Pró-reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e Procuradoria Geral, que instrui os procedimentos do documento. Tanto o Plano Anual de Contratações, como a Instrução Normativa Conjunta, estão disponíveis neste LINK.

Texto: Severino Lopes