Pós em Ensino de Ciências e Educação Matemática promove curso sobre leituras e escritas em Geometria

17 de julho de 2023

Como parte do projeto “Entrelaçando Espaço e Plano, Universidade e Escola”, o Grupo de Pesquisa Político-Pedagógico (LEEMAT) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, no período de 8 de agosto a 26 de setembro, o curso “Propostas de leituras e escritas para o ensino de Geometria”.

O curso é voltado para professores e professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e tem como objetivos apresentar propostas de atividades para o ensino de Geometrias Plana e Espacial por meio de leituras e escritas, envolvendo diversas linguagens, em uma perspectiva transdisciplinar, bem como refletir sobre a proposta, com a reelaboração do material apresentado.

As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 31 de julho, e serão e serão realizadas de forma on-line, no link https://forms.gle/Vt7KMup5P6w8iZ5B9. Serão encerradas ao chegar à 100ª pessoa inscrita. Como há apenas 50 vagas disponíveis, 80% delas serão exclusivas para professores(a) que atuam em escolas das redes públicas de ensino. A ocupação das vagas se dará por ordem de inscrição. Segundo a organização do curso, as inscrições excedentes formarão uma lista de espera para início no segundo encontro, caso haja desistência ou falta no primeiro.

O curso ocorrerá via Google Meet, às terças-feiras, das 19h às 21h, do dia 8 de agosto ao dia 26 de setembro, em um total de seis encontros, além de atividades off-line. O participante que cumprir com todas as atividades receberá um certificado de 60 horas.,

Este curso faz parte do projeto “Entrelaçando Espaço e Plano, Universidade e Escola: Um estudo sobre o ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, em andamento desde 2013. A iniciativa prevê uma relação dialética entre as Geometrias Espacial e Plana por meio de atividades diversas em uma perspectiva inter ou transdisciplinar. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail do LEEMAT (leemat@setor.uepb.edu.br) ou pelas redes sociais: @leematgp (Instagram e Facebook)

Texto: Severino Lopes