Pós-graduação em Ecologia e Conservação abre seleções com 21 vagas para mestrado e sete para doutorado

13 de novembro de 2023

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu um novo processo seletivo 2024.1 para o preenchimento de vagas nos níveis de mestrado e doutorado. Ao todo, são ofertadas 21 vagas para o mestrado e sete para doutorado, distribuídas a partir das características específicas de cada edital.

As as inscrições ocorrerão exclusivamente on-line, no período de 10 de novembro à 19 de janeiro, no endereço eletrônico. Para realizar a inscrição os(as) candidatos(as) deverão apresentar a documentação exigida no edital através de envio eletrônico, em arquivo único em extensão PDF, para o e-mail ppgec@setor.uepb.edu.br.

São exigidos o formulário de inscrição, preenchido, exceto o número de inscrição, formulário de inscrição da plataforma SCAPG, diploma de graduação ou declaração de provável concludente emitida pela instituição, diploma de mestrado, histórico escolar do curso de graduação; histórico escolar do curso de mestrado, somente para processo seletivo de curso de doutorado e currículo lattes. A autodeclaração étnico racial ou de gênero é obrigatória para todo(a)s candidato(a)s autodeclarado(a)s negro(a)s (preto(a)s e pardo(a)s) quilombolas, cigano(a)s, indígenas, trans e com deficiência.

O processo seletivo ocorre em quatro etapas sendo elas: prova de conhecimento específico, prova de língua estrangeira, análise de currículo e defesa e arguição do projeto. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 27 de fevereiro. As matrículas deverão ocorrer no período de 1º a 6 de março.

O PPGEC objetiva oferecer qualificação científica em nível de pós-graduação para biólogos e profissionais de áreas relacionadas, com a finalidade de formar recursos humanos habilitados a desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, ensino e extensão na área da Ecologia e Conservação.

Para o mestrado exige-se graduação na área Ciências Biológicas, ou áreas correlatas ao Programa. Já para o doutorado, exige-se mestrado acadêmico na área de Biodiversidade ou áreas correlatas, realizado em instituições reconhecidas pelas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira o edital clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes