Pró-reitor de Pós-graduação participa de evento de biotecnologia e visita centros de inovação em saúde na Suíça

2 de maio de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) esteve representada pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, nos dias 22 e 23 de abril, na cidade da Basiléia, Suíça. Ele participou do maior evento de biotecnologia do mundo, o Swiss Biotec Day, atividade que reúne as maiores empresas do ramo farmacêutico e biotecnológico do mundo.

Na oportunidade, o professor e pesquisador da UEPB integrou a Comitiva Brasileira que participou do evento, a qual contou entre outros com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, a gerente de desenvolvimento de Negócios da farmacêutica Libbs, a coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, representantes do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), a Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica, além de vários diretores de outras empresas e start ups brasileiras.

“Preciso destacar a importância da UEPB se fazer presente nesse evento, possibilitando que a Instituição mais uma vez ocupe uma posição de destaque no cenário nacional, uma vez que a UEPB foi a única Instituição de ensino público do país a fazer parte da comitiva brasileira. E isso só foi possível graças ao apoio financeiro do Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), fundação de apoio da UEPB”, explica o professor Francisco Jaime.

Nos dias que sucederam o evento principal, foram realizadas visitas a vários centros de inovação em saúde localizados em diversas cidades suíças: o Bio-Technopark, Schlieren em Zurique, um parque científico que reúne startups e empresas globais; e o BioArk, espaço voltado para atividades de fabricação e crescimento da inteligência artificial dentro do setor biotecnológico, sediado em Montheye Lausanne, e o Além do Biopôle também sediado em Lausanne, que é composto por um complexo que abriga 145 empresas, 15 plataformas de tecnologia, e mais de 2.500 pesquisadores, que movimenta mais de 500 milhões de francos suíços por ano.

“A visita aos Ecossistemas de inovação foi muito enriquecedora e permitiu ampliar o olhar sobre a otimização do funcionamento de espaços e laboratórios multiusuários, e sobre a articulação da tríplice hélice, universidade, governo e empresas”, avaliou o professor Francisco Jaime.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa destaca a qualidade e o grande nível de organização do evento, que contou com mais de 2.400 participantes e permitiu a interação com grandes empresas de relevância mundial, com empresas emergentes (startups e spinn-offs), além de agentes relacionados a legislação e regulação de produtos a nível nacional.

Texto: Juliana Marques