Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico oferta vagas para professores em serviço através do PARFOR em 2022

25 de maio de 2022

Dando continuidade à missão de qualificar e fortalecer os professores que estão atuando na rede de Educação Básica, mas que ainda não têm formação em licenciatura ou atuam em área distinta da sua formação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), vai abrir turmas para os cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) em 2022.

Serão ofertadas vagas para os cursos de Educação Física, Pedagogia e Filosofia, que tiveram a proposta encaminhada pela PROEAD, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A meta é garantir a oferta de 280 professores da Educação Básica da 1º e 2º licenciaturas este ano. A mesma quantidade de vagas será ofertada para 2023. Os cursos pré-aprovados já foram ofertados pela UEPB nos editais anteriores do PARFOR. Das 280 vagas ofertadas, 120 são para Licenciatura em Pedagogia, 120 em Educação Física e 40 em Filosofia.

O edital 08/2022 foi publicado em fevereiro, mas as inscrições dos professores poderão ser feitas a partir de junho, exclusivamente na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conforme explicou a coordenadora do PARFOR, professora Shirleyde Alves dos Santos, as vagas serão ofertadas de acordo com as demandas das Gerências Regionais de Ensino.

O curso de Educação Física será ofertado no câmpus de Catolé do Rocha, João Pessoa e Monteiro. Já o curso de Filosofia será ofertado no Câmpus de Guarabira, e o de Pedagogia nos câmpus de Patos, Campina Grande e Catolé do Rocha. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas para cada curso em cada um dos Câmpus.

A professora Shirleyde Alves explicou que a UEPB já passou pela primeira etapa, que foi a análise técnica da proposta pela Capes, cujo resultado saiu em abril, e da aprovação da análise de mérito, neste mês de maio. O resultado final da terceira fase que consiste no nome dos cursos aprovados será divulgado oficialmente no próximo dia 27, devido ao período de recurso, mas a UEPB já tomou conhecimento de que foi classificada no resultado divulgado no último dia 6 de maio.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 1º de junho, na plataforma da Educação Básica da Capes. Para isso, os professores dos municípios que tiverem interesse em fazer os cursos ofertados pela UEPB precisam fazer o cadastro na plataforma. A partir desta publicação, o sistema ficará aberto até o dia 15 de junho para os docentes fazerem o cadastro e/ou atualizarem os seus currículos. Esse procedimento já funciona como pré-inscrição. As inscrições ficarão abertas de 1º de junho a 8 de julho. As pré-inscrições serão validadas no dia 12 de julho, sendo que o resultado preliminar será divulgado no dia 17 do mesmo mês.

A previsão é que as matrículas dos candidatos sejam realizadas entre 2 a 30 de setembro. As aulas, serão iniciadas no mês de outubro, de forma presencial, nos finais de semana, em cada Câmpus de funcionamento do curso. Como se trata de uma graduação, os cursos terão duração de quatro anos. Além do cadastro para os professores da Educação Básica, no site da Capes, a UEPB lançará um edital específico para os professores da Instituição que pretendam ministrar aulas nos Câmpus. A perspectiva é que o edital seja publicado no início do segundo semestre.

Texto: Severino Lopes