Pró-reitoria de graduação promove Jornada Pedagógica Docente com diálogos voltados à pluralidade e inclusão

13 de abril de 2022

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, de 18 a 20 de abril, mais uma edição da Jornada Pedagógica Docente 2022.1. Com o tema “Alteridade na Diferença: Diálogos para uma Educação Superior mais plural, Inclusiva e Democrática”, a Jornada Pedagógica 2022, contará com palestras, rodas de conversa, oficinas e debates. Por medida de segurança sanitária, em decorrência da pandemia de covid-19, pelo terceiro ano seguido o evento será realizado de forma remota, com transmissão da Jornada pelo canal da Rede UEPB no YouTube e das oficinas pelo Google Meet.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita no link www.even3.com.br/JPD20221. Poderão se inscrever docentes da UEPB ou de outras Instituições de Ensino Superior. 

O evento terá início no dia 18 de abril com a palestra com o tema central da Jornada, a ser proferida pela professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mércia Batista, e pelo professor da UEPB, Waldeci Chagas. A Jornada segue à tarde com a palestra “Alteridade na Diferença, Ensino Superior e a Pessoa com Deficiência”, a ser ministrada pelas professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Adenize Queiroz e Joana Belarmino. 

Na terça-feira (19), está programada a roda de conversa “Currículo, identidade e diferença”, que terá como palestrantes, a professora da UEPB, Francisca Pereira Salvino, a docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Verônica Borges, e a educadora da UEPB, Dalila Gomes da Silva. Na terça-feira também haverá sete oficinas abordando diversos temas a partir da proposta central do evento. 

A pró-reitora adjunta da Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD), professora Vagda Rocha, enfatizou que o objetivo da jornada é mobilizar todos os docentes da UEPB para o empreendimento da reflexão sobre suas práticas pedagógicas e para o compartilhamento de experiências docentes exitosas, tendo em vista o aprimoramento do ensino no âmbito da instituição. 

De acordo com a docente as atividades constam no calendário acadêmico da Instituição e marcam a continuidade de um processo de reflexão e atualização pedagógica como atividade permanente, envolvendo palestras e oficinas em cada semestre letivo, além da criação de setor específico de apoio pedagógico ao docente na PROGRAD.

A Jornada e as Oficinas Pedagógicas representam o sequenciamento de um processo mais amplo de reestruturação e dinamização dos Cursos da UEPB, que vem sendo desenvolvido desde a criação dos Núcleo Docentes Estruturantes, incluindo o Regimento de Graduação, a atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos e a realização de encontros de reflexão desde 2016.

Texto: Severino Lopes