Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa lança edital do Programa de apoio à produção científica

13 de abril de 2022

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou, nesta terça-feira (12), o edital do Programa Institucional de Apoio a Produção Científica na Pós-Graduação da UEPB, destinado a oferecer auxílio financeiro para a publicação de artigos em periódicos científicos de elevada qualificação.

O edital PRPGP nº 03/2022 se destina ao pagamento dos custos de publicação de artigos aceitos (taxas de publicação) em coautoria (orientador e aluno) em periódicos científicos de ampla circulação, classificados exclusivamente como A1, A2 e A3, segundo os critérios vigentes do sistema Qualis da CAPES para a área de avaliação do Programa de Pós-Graduação ao qual o docente proponente é vinculado.

O pro-reitor de pós-graduação e pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime, destaca que este Programa é uma importante iniciativa da PRPGP para contribuir com a consolidação dos Programas de Pós-graduação e viabilizar a divulgação de estudos de excelência realizados por pesquisadores da Instituição. Para atender aos objetivos deste edital estão previstos recursos no valor de até R$ 150 mil reais.

“Este Programa permite que os orientadores dos programas de pós-graduação publiquem juntamente com seus estudantes em revistas open acess, que cobram taxas para publicação dos artigos aprovados. As maiorias dessas revistas são internacionais e com taxas caras em moedas estrangeiras (euro, dólare, franco-suíco), o que inviabiliza a maioria dos pesquisadores publicarem nelas. Então criamos esse programa que paga não só os custos de publicação, como também o IOF das transações em moeda estrangeira, fazendo com que os pesquisadores não precisem desembolsar nenhum centavo. Em 2022, a reitora disponibilizou um orçamento equivalente ao do ano passado, e a PRPGP está trabalhando para que esse recurso receba esse ano um incremento de 30%, através de um aporte junto a FAPESQ”, declara Francisco Jaime.

Podem participar do referido edital como coautores discentes egressos da pós-graduação (últimos 5 anos), e discentes de graduação vinculados aos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). A submissão de propostas já está ocorrendo e segue até a data limite de empenho ou até o limite financeiro disponibilizado. E a avaliação segue de acordo com a ordem cronológica de envio do processo eletrônico.

Clique Aqui para conferir o edital.

Texto: Juliana Marques