Pró-Reitoria Gestão de Pessoas realiza live sobre saúde mental com idealizador da campanha Janeiro Branco

18 de janeiro de 2022

Dentro das atividades da campanha “Janeiro Branco”, voltado para a prevenção e tratamento dos problemas relacionados à saúde mental, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), promove na segunda-feira (24), às 16h, uma live sobre o tema. A ação realizada em parceria com o Instituto Janeiro Branco tem como tema “O mundo pede Saúde Mental”, a ser abordado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, um dos idealizadores da Campanha Janeiro Branco e Presidente do Instituto.

A live terá transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, e contará com a participação de Paula Andrade, servidora e psicóloga da PROGEP. Ela destacou a importância da atividade, e lembrou que a Instituição está em plena campanha alusiva à saúde mental e emocional.

O “Janeiro Branco” é dedicado a colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo o que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos. Criada em 2014, em janeiro de 2022 a campanha chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede saúde mental.

Estudos recentes e produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países, chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da saúde mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam. Desde 2014, o “Janeiro Branco” vem se consolidando como a maior campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da saúde mental na humanidade.

Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos sensíveis à causa têm abraçado a campanha e a sua proposta de psicoeducação dos povos. Desde o seu início, a UEPB sempre apoiou a campanha e realizou diversas atividades voltadas para a temática, procurando chamar a atenção dos cidadãos e das autoridades para a importância das políticas públicas e privadas em defesa da saúde mental dos indivíduos.

Texto: Severino Lopes