Pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba é novo imortal da Academia Paraibana de Letras

12 de julho de 2016

chicoperei1
O pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o artista plástico, escritor e professor Chico Pereira, foi eleito novo imortal da Academia Paraibana de Letras (APL), com 27 votos. Com candidato único e votação consagrada por expressivo quórum, o pleito se deu na última sexta-feira (8), na sede da APL, em João Pessoa.
“Me sinto muito honrado. É uma satisfação imensurável fazer parte da Academia. Nela estiveram figuras ilustres, a exemplo de José Américo de Almeida, Ariano Suassuna, José Lins do Rego, e estão hoje grandes personalidades da cultura paraibana”, afirmou Chico Pereira.
Dentre os livros com autoria de Chico figuram “Feira Livre de Campina Grande – Um Museu Vivo de Cultura Popular”, “Os anos 60 – Revisão das Artes Plásticas na Paraíba” e “Paraíba Memória Cultural”, que efetua um grande panorama das Artes no Estado, desde a colonização até os dias atuais, conforme acrescentou. Uma de suas últimas empreitadas literárias é a Confraria Sol das Letras, criada com o objetivo maior de estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional. Dela, Chico Pereira é um dos fundadores. A propósito, desde o início da década de 60, o artista é conhecido por participar ativamente de movimentos culturais do Estado.
Nascido em 1944, em Campina Grande, Chico Pereira atua em diversas áreas, a exemplo de museologia, arte-educação, história da arte, semiótica e artes gráficas, tendo publicado também vários ensaios com ênfase nesses temas. Em seu currículo notabilizam-se exposições em inúmeras bienais, bem como mostras coletivas e individuais no Brasil e no exterior.
O artista também desenvolveu trabalhos na área da administração de instituições culturais, ocupando funções e cargos de destaque. Entre outras atividades nesse âmbito, foi fundador e coordenador do Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenador de Extensão Cultural e pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Arte e Cultura (PRAC) naquela instituição, diretor do Museu de Arte de Campina Grande, subsecretário de Cultura do Estado da Paraíba e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.
Deste modo, a eleição de Chico Pereira para a APL vem coroar o reconhecimento a um artista que dedicou cinco décadas de sua vida à Cultura e às Artes da Paraíba, e que segue produzindo e colaborando na transmissão do saber e no incentivo às novas gerações.