Editora da Universidade Estadual lança livro “Os Dez Mandamentos para um Escritor”, de José Nêumanne Pinto

3 de agosto de 2016

JNP
No próximo dia 13 de agosto, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lança o mais novo livro saído pelo Selo Latus: “Os Dez Mandamentos para um Escritor Iniciante no Brasil”, de José Nêumanne Pinto. O evento acontece na Livraria do Luiz, no Centro de João Pessoa, às 10h30, com entrada franca. A publicação é resultado de uma palestra proferida pelo escritor paraibano no sarau comemorativo de um ano do Pôr do Sol Literário – uma iniciativa do grupo Sol das Letras, sediada nos jardins da Academia Paraibana de Letras (API), em dezembro de 2014.
Nas palavras do escritor Antônio Torres, que assina o prefácio, os dez mandamentos de Nêumanne para um escritor iniciante no Brasil partem da convicção de que ler é criar. “Mas ele começa advertindo que é preciso cuidado com a contaminação de textos medíocres, que a seu ver são ostensivos, exibicionistas e tirânicos. E lembra que os grandes autores foram seletivos em suas leituras”, explica.
Conforme Torres, “cada mandamento trata de uma questão específica, que Nêumanne procura elucidar, como esta já tornada um verdadeiro tabu: a de que o bom escritor fora do eixo Rio-São Paulo, para ser publicado, precisa sair da sua cidade natal”. O livro trata ainda de tópicos como os primeiros passos em relação à publicação de obras de estreia, com depoimentos de editores conceituados, crítica acadêmica, com o ponto de vista de Nêumanne e o respaldo de professores-escritores, e a imprensa no Brasil, quando o autor traça um panorama bastante realista dela e do que acontece nos dias de hoje.
Mais sobre José Nêumanne Pinto
José Nêumanne Pinto nasceu em Uiraúna (PB), em 18 de maio de 1951. É casado com a historiadora Maria Isabel de Castro Pinto, tem três filhos e cinco netos. Jornalista, começou no Diário da Borborema, de Campina Grande. Foi repórter da Folha de S. Paulo, chefe de redação do Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro (RJ), colaborador da página de artigos do Nuevo Herald (edição em castelhano do Miami Herald) e chefe dos editorialistas do Jornal da Tarde, de São Paulo (SP).
Atualmente é editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo, comentarista da Rádio Estadão e do Jornal da Gazeta, da TV Gazeta. Antes exerceu as mesmas funções na Radio Jovem Pan e no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Também foi proprietário da Girafa Editora.
Nêumanne ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo Econômico, de 1975, com a série de reportagens “Perfil do Operário Brasileiro Hoje”, no Jornal do Brasil, e o prêmio de reportagem esportiva do Troféu Imprensa do SBT, no mesmo ano, com reportagem sobre Eder Jofre e o boxe brasileiro. Tem 12 livros publicados, o último dos quais “O que sei de Lula” (TopBooks, 2011). Com o romance “O Silêncio do Delator” ganhou o Prêmio José Ermírio de Moraes, de 2005, como o melhor livro do ano anterior. Ocupa a cadeira n°1 da Academia Paraibana de Letras e a n°2 da Academia Paulista de História.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Os Dez Mandamentos para um Escritor Iniciante no Brasil”, de José Nêumanne Pinto.
Quando: 13/08/16
Hora: 10h30
Onde: Livraria do Luiz, Galeria Augusto dos Anjos – Praça 1817, Centro, em João Pessoa.
Entrada: Gratuita
Informações: (83) 3576-5573.