Centro Artístico-Cultural promove 5ª Mostra de Artes com apresentação de música, balé e teatro

12 de dezembro de 2016

Bale_Interna
No cotidiano do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a arte se faz intensamente presente. Pode-se ouvir ao longe a efervescência cultural do espaço porque todas as manhãs, tardes e noites no CAC são ricas em música, dança, teatro e demais variedades criativas. Por isso, anualmente, o Centro promove a Mostra de Artes, com vistas a exibir o que foi assimilado pelos estudantes, o êxito de cada um deles. A quinta edição do evento acontecerá nos dias 18, 19, 20 e 22 deste mês, com gêneros separados em distintos locais.
A apresentação dos cursos de Música, abrangendo Sanfona de Oito Baixos, Sanfonada, Sivuquiando, Violão, Coral, Orquestra e Percussão, se dará no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), no próximo domingo (18), às 18h. No repertório, clássicos da música popular brasileira e também conhecidas canções de Natal. A entrada é franca.
Na segunda-feira (19), às 19h, o Ballet da UEPB apresenta “Cânticos para o Natal”. O evento, também comemorativo à efeméride dos 10 anos do Ballet na Instituição, ocorrerá no Teatro Municipal Severino Cabral e a entrada será dois quilos de alimento não perecível, que devem ser trocados no CAC. “Cânticos para o Natal” terá três partes: “O Sentimento de Natal”, “Os Símbolos do Natal” e “O Ballet no Natal”.
Na terça-feira (20), às 18h, no Sesc Centro Campina Grande, será a vez dos espetáculos de teatro infantil, com o professor Sérgio Simplício, e adulto, com Chico Oliveira, e dos estudantes de Dança de Salão. A entrada também se dará mediante a troca de dois quilos de alimento pelo ingresso a ser obtido no CAC. As peças apresentadas serão “Os sentimentos” e “Uma Viagem em busca de uma menina perdida”, oriundas da turma infantil, e a performance “S@natorium” e a peça “Delírios Quixotescos”, advindas da turma adulta.
A diretora do Centro, Patrícia Lucena, acrescentou que inserida nessa programação também está a exposição dos trabalhos produzidos pela Oficina de Pintura, que acontecerá no dia 19, no Teatro municipal, e no dia 20, no Sesc Centro, no mesmo horário das citadas apresentações. Já na quinta-feira (22), às 19h, no Mini Teatro Paulo Pontes, localizado no Teatro Municipal Severino Cabral, ocorrerá o “Sarau das Gerações”, com entrada franca. O evento terá como cerne a Oficina de Iniciação ao Teatro ministrada por Saulo Queiroz no CAC, bem como a atividade realizada por ele no Grupo de Convivência da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB).
Mais sobre o Centro Artístico-Cultural
O Centro Artístico-Cultural da UEPB foi constituído no ano de 2013, a partir da junção do Centro de Arte e Cultura (com as oficinas de Violão, Sanfona, Percussão, Teatro, Pintura, Dança de Salão, Canto Coral e Jogos Teatrais) e da Casa Brasil (com o Ballet e Dança de Salão). Nos três últimos anos, ou seja, daquele período até 2016, o espaço ganhou mais cinco professores e os cursos de Iniciação à Filarmônica, Teatro Infantil, A Sanfonada e Iniciação à Sanfona de Oito Baixos. Conforme Patrícia Lucena, hoje o Centro atende a aproximadamente 900 pessoas.
Todos os cursos alcançam uma alta demanda de matrículas e listas de espera. Os participantes têm, em geral, idade superior a 17 anos e perfazem um público-alvo que abrange toda a comunidade interessada, assim como alunos da UEPB.
Além disso, o Centro se consolida ano a ano entre a comunidade por receber eventos e discussões tendo como cerne a temática artística, tornando-se cada vez mais conhecido pela comunidade local. Estas instituições culturais e grupos artísticos se utilizam das instalações do CAC para preservação de seus acervos, realização de reuniões, aulas, ensaios e desenvolvimento de ações artísticas, algumas em conjunto com o Centro. São práticas que envolvem manifestações afro-brasileiras, arqueologia e paleontologia, danças folclóricas, curso de Libras, de formação de atores, entre outras.
Constituem o espaço, além de salas de aula, um auditório com capacidade para 100 cadeiras, que também serve para realização de eventos culturais. O Centro Artístico é localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.