Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento do livro “A poesia em movimento” de Isabelle de Araújo

12 de dezembro de 2016

dscn0018-1
Será realizado na próxima quinta-feira (15), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o lançamento do livro “A poesia em movimento – literatura interativa em Sala de Aula”, de Isabelle de Araújo Pires. O evento terá início a partir das 18h30 e será aberto ao público.
A obra, que é resultado de 17 anos de pesquisa, surgiu como resultado da vivência da autora com o texto literário, mais especificamente com a poesia. O estudo da poesia visual foi uma constante em toda a carreira acadêmica da autora. “Neste livro, que pode interessar a professores, alunos e leitores em geral, que gostem de literatura e práticas de ensino, o leitor encontrará discussões desenvolvidas a partir de um trabalho de prática de leitura de poemas visuais que dialogam com outras linguagens, como a tipografia, o cinema, a publicidade, as artes plásticas, a geometria, apontando novos olhares e novos suportes de texto, como o vídeo e a Web”, avaliou.
Isabelle observou que nas práticas sociais de leitura e escrita a imagem assume posição de destaque. De uma maneira geral, segundo ela, a sociedade contemporânea tem demonstrado certa preferência pela informação visual. “Tudo que nos cerca são imagens e, como tal, elas comunicam alguma coisa sobre o modo como vivemos, a cultura da qual fazemos parte, os hábitos e as pessoas que compõem o coletivo da sociedade. Essa presença ostensiva da imagem passa a exigir do leitor maior preparo para a leitura de elementos diversos” disse.
Graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Isabelle especializou-se em Literatura e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instituição onde também fez mestrado em Linguagem e Ensino. Atualmente é doutoranda em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua como professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA/UNAVIDA e na Rede Pública de ensino no Nível Médio.
Texto: Astier Basílio