Museu de Arte Popular da Paraíba recebeu lançamento de dois livros acerca da obra de Luiz Gonzaga

19 de junho de 2017

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu na noite do último dia 16 o lançamento dos livros “As mulheres de Luiz Gonzaga” e “Luiz Gonzaga no Exército Brasileiro”, de autoria de Marcelo Leal.
O primeiro livro aborda a origem de Luiz Gonzaga, seu nome e vinculação com as mulheres que fizeram história nas canções de “seu Lula” – as santas homenageadas, cantoras, escritoras e cordelistas. Destaca, ainda, pela vasta referência bibliográfica, as mulheres no alfabeto de A a Z.
Já a segunda obra apresenta a vida do compositor no período do serviço militar, com 13 momentos cruciais na sua trajetória, abrangendo 619 canções e 1200 regravações. A publicação resulta de uma pesquisa efetuada em Teresina (PI) e em cidades mineiras junto ao Exército para contar essas histórias. O livro traz uma mídia em vídeo com oito documentários.
O evento contou com a presença do pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade, da ativista cultural Eneida Agra Maracajá e do presidente do conselho deliberativo da Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FURNE).
Marcelo Leal é admirador da arte do Rei do Baião e já escreveu outros dois livros com esse mesmo tema: “Luiz Gonzaga e Suas Canções” e outro sobre os 20 anos sem o artista, espécie de biografia que trazia uma mídia em áudio.