Projeto Palco do Choro tem edição alusiva ao Dia da Mulher com convidada Laídia Evangelista

15 de março de 2024

Na próxima sexta-feira (22), às 19h30, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, terá como convidada especial a musicista Laídia Evangelista. Promovido pelo Grupo Chorata, em parceria com o MAPP, o evento integra o projeto Palco do Choro e será alusivo ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8 deste mês. A entrada é gratuita.

Fernanda Júlia, uma das integrantes do Chorata, ressaltou quão relevante e marcante é a presença feminina no cenário musical. “Através dessa iniciativa, reforçamos como a inserção das mulheres nesses espaços é essencial para o engrandecimento cultural de toda a sociedade. Laídia Evangelista é uma mulher cheia de talento e musicalidade, abrilhantando ainda mais esse projeto absolutamente fundamental ao nosso município”, pontuou.

Fernanda enfatizou, além disso, o objetivo principal do Palco do Choro: a difusão do Chorinho na Rainha da Borborema. “Por ser um evento aberto e acontecer no Museu dos Três Pandeiros, temos a oportunidade não só de receber o querido público que sempre nos acompanha, mas também outras pessoas. Muitas vezes, elas estão passando ali por perto e se sentem atraídas, vindo, assim, a conhecer o universo desse gênero tão nosso, autenticamente brasileiro”, afirmou.

Vale lembrar que o Palco do Choro, presente na programação do MAPP desde 2016, foi ganhando novos contornos com o passar do tempo, como acrescentou Fernanda. “Na atualidade, o projeto não somente divulga o choro, mas abraça, igualmente, outros momentos do calendário de nossa cidade. Temos, por exemplo, o Palco do Choro Junino, no qual trazemos um convidado que transforma o evento em um verdadeiro ‘arraiá’, e o Palco do Choro Natalino, que convida a população a vivenciar um belíssimo recital de Natal. Vários convidados já estiveram conosco e o intuito é que a cada dia possamos trazer mais artistas, para que toda a comunidade conheça os muitos talentos que nossa terra tem”, explicou.

Mais sobre Laídia Evangelista

A multi-instrumentista Laídia da Silva Evangelista é natural de Novas Russas (CE). Graduada em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestra em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente está cursando pós-graduação em Educação Musical na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem como instrumento principal o bandolim.

Ao longo de sua trajetória profissional, Laídia integrou diversos grupos, como o Choro da Princesa, Choro Buliçoso, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (OSUFC), Banda Colorida, Chafariz Elétrico, Grupo de Choro da UFC, entre outros. Participou também de variados eventos na seara musical, a exemplo do “Festival Jazz & Blues”, “Festival Mi”, “Cordas Ágio”, “Música é para a Vida” e “Eurochestries”.

Além disso, é organizadora do Movimento Desvairadas – iniciativa online dedicada às mulheres no choro –, bem como do Festival Chororô e do projeto A Roda, que visa transmitir os princípios e a essência desse gênero para as novas gerações de músicos, por meio de uma roda de choro didática.

Texto:
Oziella Inocêncio