PROEAD e Secretaria de Educação do Estado da Paraíba definem início das aulas para cursos superiores a distância

16 de março de 2023

Na manhã desta quarta-feira (15), a Pró-reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia (SEECT) para ajustar os últimos pontos para o início dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, História, Filosofia e Letras Português Espanhol, na modalidade a distância. Ficou acordado que as aulas irão começar no próximo dia 15 de abril para todos os cursos e em todos os onze polos de atuação.

A equipe da Secretaria Estadual contou com a presença da gerente executiva de Educação Profissional, Rayssa Ferreira Alencar; do coordenador-geral (UEPB/EAD), Thiago José Machado; do coordenador pedagógico (UEPB/EAD), Kildare Goes Rodrigues Junior; e do coordenador administrativo (UEPB/EAD), Eduardo Rodrigues Alves; que foram recepcionados pelas pró-reitoras Vaneide Lima Silva e Shirleyde Alves dos Santos, e membros da equipe da PROEAD.

Os cursos serão oferecidos nos polos associados da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Campina Grande e João Pessoa, que ficam respectivamente nos câmpus I e V, além de espaços próprios nos câmpus de Guarabira (Câmpus III) e Monteiro (Câmpus VI). Os demais polos são nos municípios de Livramento, Itaporanga, Pombal, São Bento, Itabaiana, Piancó e Picuí, abrangendo assim todas as Regionais de Ensino da Paraíba.

A parceria entre UEPB e o Governo do Estado faz parte do Programa de Formação de Profissionais da Educação em Cursos de Licenciatura, que pretende atender apenas na primeira entrada cerca de 1.200 professores das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual da Paraíba. Somente para o curso de Pedagogia são esperados neste momento cerca de 800 novos ingressantes, enquanto os demais cursos esperam receber em média cada 120 alunos.

As aulas serão ministradas aos sábados, durante o período da manhã de forma síncrona, com atividades assíncronas que serão distribuídas durante a semana conforme calendário que será elaborado pelas Coordenações dos cursos. Os estudantes que realizaram suas matrículas deverão aguardar o comunicado da PROEAD que será enviado por e-mail ainda neste mês de março, com as orientações para acesso a plataforma de ensino Moodle.

Ficou também definido que a Aula Inaugural dos cursos será realizada na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, no dia 1º de abril, no período da manhã, com transmissão ao vivo do canal Rede UEPB pelo Youtube. Já confirmaram presença na solenidade de abertura do semestre a reitora Célia Regina Diniz, o secretário de Estado da Educação, Antônio Roberto de Araújo Souza, e o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Benedito Silva Furtado. Também é esperada a participação do ex-reitor da UEPB, Rangel Junior, atual presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). A presença na solenidade por parte dos alunos é facultativa.

Texto: Carolina Cavalcanti Bezerra
Foto: Bruno Freire Araújo (Divulgação)