PROEST abre inscrições para estudantes do Câmpus I que desejam concorrer a bolsas de ações afirmativas

3 de maio de 2023

A Pró-reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) abriu inscrições para seleção de candidatos que desejam concorrer às bolsas de ações afirmativas, viabilizadas pela Emenda Parlamentar 3110 e oferecidas pela Instituição. Ao todo, estão sendo ofertadas 16 bolsas no valor de R$ 400 que serão concedidas mensalmente, no período de maio a dezembro de 2023, para estudantes do Câmpus I, segundo determinação da emenda.

A PROEST esclarece que as bolsas deste programa poderão ser cumulativas com outras bolsas acadêmicas da Instituição, como, por exemplo, PIBIC, Extensão e Monitoria. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial, no período de 2 a 9 de maio, na PROEST, no Câmpus I, em Campina Grande.

Para participar do processo seletivo o estudante precisa, obrigatoriamente, atender a todos os critérios estabelecidos pela Pró-reitoria Estudantil, como ser estudante cotista negro, trans, cigano, indígena, quilombola ou com deficiência, ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral, além de estar regularmente matriculado em um curso de graduação.

O candidato deve ainda possuir renda per capita menor ou igual a um salário-mínimo e meio, entendendo-se por renda mensal per capita o valor bruto dos rendimentos do núcleo familiar, dividido pelo número de membros. Toda a renda familiar formal ou informal deve ser contabilizada para o cálculo do valor bruto dos rendimentos do núcleo familiar, exceto as doações.

As entrevistas sociais para os candidatos inscritos serão realizadas de 10 a 12 de maio, na PROEST e o resultado final será divulgado no dia 22. Confira o edital (retificado) AQUI.

Texto: Severino Lopes