PROEST e Clínica de Psicologia oferecem atendimento psicológico para estudantes e comunidade em geral

28 de julho de 2021

Em tempos de pandemia, quando as crises e os problemas existenciais afloram, cuidar da mente é fundamental para uma vida saudável e feliz. Pensando nisso, a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), têm oferecido atendimento de cuidado com a saúde mental dos estudantes e da comunidade em geral. Devido às restrições provocadas pelo novo Coronavírus, todos os atendimentos estão sendo realizados remotamente.
A PROEST, através do Setor Psicossocial, segue disponibilizando atendimento psicológico on-line para os estudantes que desejarem buscar apoio durante este período de aulas remotas. Para ter acesso ao serviço o estudante precisa enviar um e-mail para o endereço setorpsicossocialuepb@gmail.com solicitando o atendimento. A pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, explicou que após a confirmação dos dados o estudante estará automaticamente agendado e o Setor entrará em contato no horário marcado através do aplicativo Skype.
A professora Núbia estima que desde o início da pandemia mais de 900 alunos receberam atendimento psicológico oferecido pela Pró-Reitoria Estudantil. Ela destacou a importância desse serviço, essencial para os estudantes nesse conturbado período de pandemia.
Já a Clínica Escola do Departamento de Psicologia da UEPB também vem desenvolvendo suas atividades voltadas para a saúde mental da população, oferecendo atendimentos em várias modalidades. A coordenadora do curso, professora Maria Lígia de Aquino, citou o Plantão de Escuta Psicológica, Psicoterapia Individual, Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Grupos Terapêuticos, como atividades que são oferecidas à população. Para dar andamento aos atendimentos a coordenação da Clínica juntamente a coordenação do Curso, realizaram uma reunião para definir as estratégias de atendimento para este semestre.
De acordo com a professora Maria Lígia ficou definido que serão mantidas as atividades desenvolvidas neste semestre, e para viabilizar uma melhor comunicação e operacionalização dos serviços remotos da Clínica foi criado um Link de inscrição para solicitação de atendimentos psicológicos.
Entre os serviços disponíveis estão o atendimento psicoterápico para estudantes da UEPB, atendimento psicológico para crianças e adolescentes no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, atendimento psicoterápico para a comunidade, suporte de escuta individual e trabalhos com grupos em escolas públicas, suporte de escuta individual e trabalhos com grupos no contexto hospitalar e trabalho com agentes comunitários de Saúde no contexto da pandemia do Covid-19, com vistas à promoção e prevenção de saúde.
Texto: Severino Lopes